
A produção de suínos na União Europeia (UE) está em ascensão novamente. Dados da Comissão Europeia mostram que 76,14 milhões de suínos foram abatidos nos primeiros quatro meses de 2025, um aumento de 1,5% em relação ao ano anterior, totalizando mais de 1 milhão de suínos a mais. Esse número é quase 3 milhões superior ao registrado em 2023.
Nos últimos anos, a produção de suínos na UE atingiu seu pico em 2021, com quase 84 milhões de animais abatidos, coincidindo com a pandemia de coronavírus, que causou grandes atrasos no abate em 2020.
Aumento do Peso da Carcaça e Liderança da Espanha
O peso médio da carcaça também tem aumentado nos últimos meses. Até o momento, o peso total da carcaça de suínos abatidos atingiu 7,46 milhões de toneladas em 2025, um aumento de 3,2% em relação ao ano anterior.
A Espanha lidera a produção de suínos na UE, com 19,04 milhões de suínos abatidos entre janeiro e abril de 2025, superando os 18,28 milhões de 2024. A Alemanha ocupa o segundo lugar, com 15,06 milhões de suínos abatidos no mesmo período.
Em termos percentuais, o crescimento da produção tem sido mais forte no leste da UE: Bulgária e Romênia registraram aumentos de 14,2% e 12,3%, respectivamente. Polônia e Hungria também apresentaram aumento de 3,9% na produção este ano. Por outro lado, Dinamarca, Bélgica e Holanda estão entre os países onde a produção suína está em declínio.
Declínio na Holanda
O declínio na oferta de suínos na Holanda não surpreende, sendo um reflexo cada vez mais evidente dos efeitos do programa de cessação de atividades. De acordo com estatísticas nacionais holandesas, o rebanho suíno do país está, pela primeira vez em 50 anos, abaixo de 10 milhões de animais. Dados provisórios indicam que o rebanho diminuiu mais de 5%, para 9,96 milhões de suínos.
Referência: Pig Progress











