
O desenvolvimento do Extremo Noroeste do Paraná esteve no centro dos debates do 10º Encontro de Lideranças, realizado nesta sexta-feira (19) em Loanda. A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) apresentou avanços regionais em políticas públicas voltadas ao fortalecimento da agricultura e reforçou compromissos com os municípios da região.
Durante a programação, o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Márcio Nunes, assinou um documento que simbolizou o apoio do Governo do Estado ao Noroeste paranaense e reforçou o compromisso com o desenvolvimento regional. A iniciativa também contempla a destinação de novos maquinários para melhorar a trafegabilidade rural. Só na região Noroeste, o Governo do Estado já investiu mais de R$ 120 milhões para compra de máquinas, reforçando o suporte ao setor produtivo.
O secretário Márcio Nunes destacou o otimismo em relação ao avanço do programa e ao fortalecimento da agricultura paranaense. “Cada um desses municípios da Amunpar assinou um convênio de R$ 3,7 milhões. O recurso foi dado, ou seja, o Governo deu para que os municípios possam comprar máquinas da linha amarela, trator de esteira, retroescavadeira, motoniveladora e caminhões”, afirmou.
IRRIGA PARANÁ
O painel sobre irrigação foi outro ponto central da programação. A Seab apresentou os avanços do Programa Irriga Paraná, que busca ampliar em 20% a área irrigada no Estado. Os objetivos são garantia de produção e renda; segurança alimentar; intensificação e expansão da agropecuária e desenvolvimento sustentável.
O diretor-presidente do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater), Natalino Avance de Souza, ressaltou a relevância da irrigação para a estabilidade da produção agrícola. “Uma das estratégias que nós temos é a implantação de unidades de referência em todo o Estado. Escolher os agricultores que estão dispostos a fazer, estão dispostos a abrir suas propriedades para que a gente possa mostrar os resultados e o impacto”, disse.
O encontro foi promovido pela União das Entidades do Extremo Noroeste Paranaense (Uenor) e reuniu prefeitos, lideranças políticas, empresariais e comunitárias com o objetivo de debater propostas concretas voltadas ao desenvolvimento da região.