Redação (01/12/2008)- Município da Região do Maciço de Baturité, Capistrano já foi o maior produtor de milho do Estado do Ceará. Segundo dados do IBGE, um terço das residências localiza-se na zona rural, e por isso, o fortalecimento da agricultura familiar em Capistrano é um dos principais pontos do projeto de governo do futuro prefeito do município, Cláudio Bezerra Saraiva. Além da questão agrícola, o futuro prefeito deverá priorizar as políticas públicas de ações para ampliar a Educação, Saúde e Meio Ambiente.
Para revitalizar a agricultura familiar, o futuro prefeito pretende implantar o Programa de Agentes Rurais e a compra antecipada de parte da produção. O principal cultivo atualmente é o de bananas, por isso, Cláudio Saraiva espera estar implantando uma unidade de beneficiamento da fruta.
Para as mulheres verdureiras, o apoio virá com o acesso ao transporte para escoamento da produção e assistência técnica para a melhora da qualidade dos produtos.
Na questão do meio ambiente, o objetivo é reduzir o desmatamento e as queimadas, como forma de conservar a produtividade do solo. Outra pauta do programa de governo do futuro mandatário de Capistrano é a implantação da coleta seletiva de lixo.
Apesar de ter 38% da população formada por estudantes do Ensino Fundamental, Capistrano é um dos municípios do Maciço de Baturité com educação mais deficitária. 25% dos professores não possuem nível superior, segundo o Perfil Municipal de 2007, publicado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará. “Vamos começar melhorando o sistema de transportes e a questão da merenda escolar”, diz Cláudio Saraiva.
Na Saúde, estão previstos a implantação de uma casa de apoio para os pacientes em tratamento na Capital e a criação de novas unidades de saúde familiar. Como forma de redução de custos, a próxima gestão pretende regionalizar o atendimento das ambulâncias. A proposta é do atual vice-prefeito, José Távora Costa, o Rochinha, que é um dos autores do programa de governo do futuro mandatário municipal.
Cláudio Saraiva venceu a eleição com 53,66% dos votos. A disputa deste ano teve de um lado o atual prefeito, José Renato Lima, e do outro a aliança das oposições, unida em torno do nome de Cláudio. Rompido com o atual prefeito, o vice Rochinha afirma que era pré-candidato, mas somente a união das oposições poderia derrotar a situação este ano.
Segundo Saraiva, a estratégia adotada foi o “pé-no-chão” e o “olho-no-olho” com os eleitores. “Visitamos quase 100% das casas e, agora que vencemos, estamos voltado para agradecer”, afirma, completando que priorizará a participação da população.
Mais informações:
Prefeitura Municipal de Capistrano
Pça. Major José Estelita de Aguiar, s/n
(85) 3326.1115
Fax (85) 3326.1120











