Fonte CEPEA
Milho - Indicador Campinas (SP)R$ 67,82 / kg
Soja - Indicador PRR$ 134,58 / kg
Soja - Indicador Porto de Paranaguá (PR)R$ 140,53 / kg
Suíno Carcaça - Regional Grande São Paulo (SP)R$ 12,81 / kg
Suíno - Estadual SPR$ 8,82 / kg
Suíno - Estadual MGR$ 8,46 / kg
Suíno - Estadual PRR$ 8,42 / kg
Suíno - Estadual SCR$ 8,29 / kg
Suíno - Estadual RSR$ 8,36 / kg
Ovo Branco - Regional Grande São Paulo (SP)R$ 130,77 / cx
Ovo Branco - Regional BrancoR$ 135,24 / cx
Ovo Vermelho - Regional Grande São Paulo (SP)R$ 144,57 / cx
Ovo Vermelho - Regional VermelhoR$ 147,44 / cx
Ovo Branco - Regional Bastos (SP)R$ 123,86 / cx
Ovo Vermelho - Regional Bastos (SP)R$ 137,66 / cx
Frango - Indicador SPR$ 8,11 / kg
Frango - Indicador SPR$ 8,12 / kg
Trigo Atacado - Regional PRR$ 1.196,20 / t
Trigo Atacado - Regional RSR$ 1.039,30 / t
Ovo Vermelho - Regional VermelhoR$ 140,84 / cx
Ovo Branco - Regional Santa Maria do Jetibá (ES)R$ 131,89 / cx
Ovo Branco - Regional Recife (PE)R$ 122,17 / cx
Ovo Vermelho - Regional Recife (PE)R$ 135,74 / cx

Exportação

Portos públicos do sul crescem 14% e lideram recuperação logística regional

Com salto na movimentação de cargas em contêineres, portos públicos se destacam em operações de maior valor agregado e diversificação de produtos

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Os portos públicos da Região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) registraram um crescimento expressivo de 14,02% na movimentação de cargas no terceiro trimestre de 2025, em comparação com o ano anterior, sinalizando uma forte recuperação logística. O desempenho dessas estruturas, que movimentaram 37 milhões de toneladas no período, superou a média geral da região (portos públicos e terminais privados), que cresceu 8,65%.

O destaque ficou por conta dos portos de Paranaguá (PR), com 19,1 milhões de toneladas movimentadas, e de Rio Grande (RS), com 9,1 milhões de toneladas.

Contêineres e Comércio Exterior

Um dos principais indicadores do aquecimento econômico foi o forte crescimento na movimentação de contêineres nos portos públicos, que registrou um aumento de 62,46% (somando 8,4 milhões de toneladas). Esse aumento é estratégico, pois o transporte conteinerizado envolve uma logística de maior valor agregado. No cenário geral da região, a carga em contêineres (15,2 milhões de toneladas) liderou o ranking de tipos de carga no trimestre.

Os dados da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) também mostram um ciclo virtuoso de comércio exterior: as exportações cresceram 13,55%, enquanto as importações subiram 8,59%. O aumento na importação de adubos e fertilizantes (5,9 milhões de toneladas nos portos públicos) indica que o setor produtivo está se preparando ativamente para a próxima safra. Além disso, a cabotagem (navegação entre portos brasileiros) teve um salto de 29,65% nos portos públicos, reforçando o papel dessas estruturas na integração logística nacional.