
O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, garantiu mais um mandato à frente da entidade. Em uma demonstração robusta de unidade setorial, Martins foi reeleito por unanimidade na terça-feira (7) para o quadriênio 2025-2029. A votação histórica, realizada na sede da CNA em Brasília, contou com o endosso de todas as 27 Federações Estaduais de Agricultura e Pecuária, que representam a base produtiva do país.
Além de Martins, foram eleitos os vice-presidentes que comporão a Diretoria Executiva e os membros do Conselho Fiscal para o mesmo período.
Em seu discurso, João Martins agradeceu o apoio das Federações e destacou as conquistas alcançadas durante sua gestão. Ele lembrou que, ao assumir o comando da CNA há oito anos, se comprometeu a promover uma transformação no meio rural, com a criação de uma nova classe média no campo por meio da assistência técnica.
“Prometemos alcançar cerca de 400 mil novos produtores assistidos. Hoje, já são quase 480 mil pequenos produtores atendidos pelo nosso programa de assistência técnica. Foi uma revolução que conseguimos implementar”, afirmou.
Martins também ressaltou que a assistência técnica foi uma das principais ferramentas de inclusão produtiva e desenvolvimento rural durante sua trajetória, iniciada na presidência da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb).
Ele destacou ainda a modernização do Sistema CNA/Senar, conduzida pela atual diretoria, e reforçou o compromisso com a renovação e a transparência na nova gestão. “O conceito da CNA é o de uma casa aberta a todos, sem donos. Vamos seguir promovendo mudanças com clareza de propósito”, disse.
Entre os planos para o novo mandato, o presidente afirmou que pretende expandir os centros de treinamento e capacitação do Sistema CNA/Senar em todo o país, garantindo o apoio às Federações estaduais. “Temos de estar unidos e preparados para o futuro”, declarou.
O processo eleitoral foi conduzido por uma Comissão Eleitoral presidida por Tania Zanella, superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), e composta pelo advogado da União Maximiliano Ferreira Temer e pelo vice-presidente tesoureiro do Instituto Pensar Agropecuária (IPA), Nilson Leitão.
No comando da CNA desde 2015, João Martins é formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e tem uma trajetória marcada pela defesa dos produtores rurais. Antes da CNA, presidiu a Faeb e o Senar-BA, além de ter atuado no Sebrae Bahia e na Central de Cooperativas de Leite da Bahia (CCLB).
O Conselho de Representantes também elegeu, na chapa liderada por Martins, seis vice-presidentes que formam a Diretoria Executiva e seis integrantes do Conselho Fiscal, sendo três titulares e três suplentes.
Referência: CNA