
A Cocari está inaugurando a Unidade Industrial de Aves com capacidade de 12 mil aves/hora, primeiramente num turno de 8 horas e 48 minutos por dia. Segundo o supervisor de manutenção, Jair Reisner, existem condições de abater em dois turnos e, posteriormente, irão colocar mais uma linha, resultando em 400 mil aves/dia.
Na implantação da Unidade Industrial de Aves (abatedouro), em Mandaguari – PR, os responsáveis fizeram uma pesquisa sobre os tratamentos de água existentes no mercado e optaram pelo Gerador de Cloro Hidrogeron. Segundo Reisner, as diferenças entre o equipamento da Hidrogeron e o método tradicional usado nos abatedores foram identificadas por experiência própria. “No método tradicional é preciso sempre comprar o produto de uma fonte confiável, existe variação no preço de mercado, logística de entrega e isso é sazonal, final de ano fica mais caro. É necessário também estocar quatro mil quilos de cloro e é um produto agressivo, pode acontecer rupturas de tubulações e ocorrer vazamentos, além da volatilidade desse produto”, explicou Reisner.
Estão sendo implantados dois equipamentos, um na estação de tratamento de água e outro para fazer um reforço na água que vai para o chiller. Além disso, os dois equipamentos possuem um complemento, que é o analisador, que possibilita o ajuste automático da quantidade de cloro dosada, garantindo sempre o residual determinado. Segundo Reisner, o cloro gerado no local é de maior confiabilidade, há uma estabilidade do produto.
“O processo é contínuo, dessa maneira, você tem toda uma estrutura que a Hidrogeron providencia para que se possa automatizar isso. Se tiver tanques de cloro, é preciso criar sistemas de dosagem, colocar bombas e fazer toda a logística e distribuição própria. O principal ganho com o Gerador de Cloro Hidrogeron é que em poucos meses paga-se a implantação do gerador pela diferença de aquisição de hipoclorito de mercado. Ainda é possível variar a produção de cloro, ajustar a aplicação de acordo com o que precisa. O pacote já está pronto, é mais fácil trabalhar assim”, concluiu Reisner.











