
Aproximação entre indústria e Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal e Vegetal – Dipova e discussão para implantação dos Procedimentos Operacionais Padrão – POP. Este foi o objetivo da reunião que aconteceu no dia 07/07 na sede da DFSuin. Entre os presentes, frigoríficos já certificados e a diretora do Dipova, Cristiane Taques.
Cientes disso, os abatedouros de suínos possuem responsáveis técnicos atentos à legislação e que buscam as informações necessárias para que sua indústria esteja sempre em dia com as exigências do órgão. Porém, cada frigorífico possui realidades e condições diferentes, dessa forma, existe a necessidade de que a maneira das orientações da Dipova seja adequada para cada situação. Sobre o assunto, Cristiane Taques mostrou-se disposta a atender as solicitações. “A Dipova não é barreira; é parceira”, revelou a diretora.
Em relação ao POP, planejamento que visa um roteiro padronizado para realizar determinada atividade, A DFSuin já possui um programa junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar, para que seja elaborado um plano específico para cada estabelecimento. No encontro ficou acordado que após a conclusão da consultoria, o documento será levado à instituição de inspeção para ser outorgado.
Para Ivo Jacó, proprietário do frigorífico Sabugy e presidente do Sindissuínos, a reunião foi bastante proveitosa, pois, segundo ele, “o trabalho já é feito de acordo com as normas e foi possível perceber que somos todos parceiros, visamos oferecer um produto de qualidade cada vez maior para o consumidor.”. Ivo encerrou lembrando que seria interessante oportunizar uma visita às granjas para que os órgãos de certificação percebam o alto nível de tecnificação com que o animal é tratado atualmente.











