Redação (08/11/2007)- Os índices zootécnicos fornecem uma referência do desempenho das aves. Juntamente com a avaliação financeira, devem ser considerados no processo produtivo.
Dentro do custo de produção, algumas variáveis possuem maior participação no custo, na coturnicultura de postura. Podemos destacar a alimentação como responsável por aproximadamente 70% do custo de produção. Na criação de codornas de corte, a importância da alimentação é mais evidente, já que a nutrição representa aproximadamente 80% dos custos de produção.
O manejo adequado é importante, pois complementa as práticas sanitárias e de alimentação e interfere diretamente nos principais índices zootécnicos, especialmente na viabilidade, ritmo de crescimento, eficiência das rações e produção final.
O desempenho pode ser avaliado através da comparação dos índices obtidos com as metas traçadas para a criação como o consumo de ração, conversão alimentar e mortalidade das codornas adultas. Estas práticas de baixo custo permitem corrigir falhas e orientar nas mudanças futuras.











