
As negociações de soja no mercado spot ganharam ritmo na última semana, segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). O movimento foi impulsionado pelo aumento da demanda para completar cargas nos portos brasileiros e pelas novas estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que indicaram redução no estoque de passagem em relação ao relatório anterior.
Esse cenário fortaleceu a valorização dos prêmios de exportação no Brasil e sustentou a elevação dos preços internos, conforme apontam os pesquisadores do Cepea. A combinação entre maior procura imediata e oferta mais ajustada contribuiu para um ambiente mais firme nas negociações.
A Conab revisou os embarques brasileiros da safra 2024/25 — que se encerra ao final deste mês — para um novo recorde de 106,97 milhões de toneladas, alta de 0,3% frente à projeção anterior. Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) indicam que, até o dia 5 de dezembro, 98,88% desse volume já havia sido efetivamente embarcado, reforçando o ritmo intenso das exportações brasileiras de soja.











