Redação SI 07/10/2005 (Fortaleza/CE) – A Schering Plough lançou ontem na Abraves o livro ” Inseminação Artificial na Suinocultura Tecnificada” . Escrito pelos pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Fernando Bortolozzo e Ivo Wentz, o livro traz um passo a passo detalhado de todas as ações necessárias para a implementação de um programa de inseminação artificial numa propriedade suinícola.
Abrangente, aborda desde os aspectos técnicos até a viabilidade econômica da adoção da inseminação artificial. “O livro traça um panorama geral da técnica de inseminação artificial” , explica Bortolozzo. ” Sua abordagem vai desde aspectos e vantagens dessa técnica passando pelos relacionados aos custos de implementação, custos de doses, etc. Também contém uma parte específica sobre tecnologia de sêmen, enfocando, por exemplo, as etapas de coleta, processamento e armazenamento das doses, congelamento de sêmen, protocolo de inseminação” .
Voltado especificamente para médicos veterinários, o livro traz também mais de 300 referências para os leitores interessados em aprofundar seu conhecimento sobre o assunto.
O livro é o segundo volume do projeto ” Suinocultura em Ação” , bancado pela Schering Plough. De acordo com Bortolozzo, a parceria com a Schering permite levar as informações e conhecimentos gerados pelo meio acadêmico a um número maior de pessoas, sobretudo, para os técnicos que trabalham no campo. ” Os trabalhos científicos que publicamos em revistas técnicas específicas da nossa área, normalmente publicações internacionais, não chegam até o pessoal que faz o dia a dia das granjas. O projeto Suinocultura em Ação nos permite levar a essas pessoas todas essas informações” , afirma o pesquisador.











