
Na suinocultura, cada etapa do processo produtivo é interligada. Um pequeno descompasso no desempenho reprodutivo pode comprometer toda a eficiência da granja, refletindo diretamente em custos, produtividade e previsibilidade. É nesse ponto que entram os indicadores reprodutivos como ferramentas-chave para assegurar estabilidade e competitividade.
Esse será o foco da palestra “Estabilidade Produtiva na Suinocultura: O Papel dos Indicadores Reprodutivos”, que será conduzida por Guilherme Brandt, diretor da GBR Consultoria, no dia 28 de outubro, às 14h, durante o Congresso Brasileiro de Precisão na Produção Animal, parte da programação da AveSui 2025, em Cascavel (PR).
O impacto dos indicadores reprodutivos na eficiência da cadeia suína
Na palestra, Brandt vai destacar como a reprodução impacta todo o ciclo da suinocultura e os efeitos financeiros decorrentes dos principais indicadores zootécnicos. Outro ponto em evidência será a necessidade de uma gestão prática e descomplicada desses números, identificando os aspectos que podem ser ajustados e aqueles que são considerados “não negociáveis” em cada setor da cadeia.
“A previsibilidade e a estabilidade são essenciais para o sucesso da suinocultura. Entender o peso dos indicadores reprodutivos é o caminho para garantir resultados consistentes, do campo ao prato”, antecipa Brandt.
O especialista

Médico-veterinário formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com mestrado em Produção Animal pela UFRGS, MBA em Gestão Empresarial e pós-graduação em Estratégias de Negociação pela FGV, Brandt soma 37 anos de carreira na suinocultura, sendo 32 deles na BRF, onde chegou ao cargo de diretor corporativo de agropecuária. Hoje, é sócio da GBR Consultoria, palestrante e host de um podcast voltado ao setor, consolidando-se como referência em reprodução, gestão e planejamento estratégico.
Como participar?
O Congresso Brasileiro de Precisão Animal integra a programação da AveSui 2025 – Feira da Indústria de Aves, Suínos e Peixes da América Latina, que acontece de 28 a 30 de outubro, em Cascavel (PR).
Para assistir às palestras, é necessário realizar o credenciamento, que já está no 3º lote, com 20% de desconto. As inscrições podem ser feitas diretamente no site: https://congresso.avesui.com.br/
Programe-se:
28 de outubro
Painel de Eficiência e Sustentabilidade da Cadeia de Carne Suína
14h00 – Estabilidade Produtiva na Suinocultura: O Papel dos Indicadores Reprodutivos – Guilherme Brandt (GBR Consultoria)
14h30 – Sanidade de Precisão: Tomada de Decisão com Big Data e Inteligência Artificial – Edison Magalhães (Universidade do Iowa)
15h00 – Intervalo e Networking
15h30 – Eficiência Sem Fronteiras: O Que Aprender com a Suinocultura dos EUA – Joel Sparks (AMVC)
16h00 – Nutrição de Precisão e a Carcaça Perfeita – Cesar Gabossa (FMVZ/USP)
16h30 – Sucessão Familiar e a Integração de Inovações Tecnológicas e Sustentabilidade na Terceira Geração – Rafael Van Den Broek (Granja JA Agropecuária)
17h00 – Debate Final com Todos os Palestrantes
Sobre a AveSui 2025
Realizada no coração do Oeste do Paraná, a maior região produtora de proteína animal do Brasil, a AveSui América Latina 2025 será um ponto de encontro de empresas, produtores e profissionais dos setores de aves, suínos, peixes e bioenergia. Com três dias de feira, congresso técnico-científico e rodadas de negócios, o evento reforça sua posição como a mais completa plataforma de conteúdo, inovação e networking do agronegócio de proteína animal.
SERVIÇO
AveSui América Latina 2025 + Congresso Brasileiro de Precisão na Produção Animal
- Data: 28 a 30 de outubro de 2025
- Local: Centro de Convenções e Eventos de Cascavel – PR
- Inscrições e informações: avesui.com.br | congresso.avesui.com.br