
Há pouca mudança no cenário climático em relação aos últimos dias, e a quarta-feira (18/2) seguirá marcada por chuvas frequentes, calor elevado e risco de temporais em grande parte do país. Segundo a Climatempo, a combinação entre calor e umidade mantém o tempo instável em várias regiões, com rajadas de vento que podem variar entre 40 e 50 km/h.
No Sul do Brasil, as instabilidades ganham força entre o fim da manhã e o início da tarde, atingindo a metade norte e o centro-oeste do Rio Grande do Sul, além de grande parte de Santa Catarina e do Paraná. A chuva ocorre com intensidade moderada a forte, com risco de temporais, especialmente no litoral catarinense. No interior de Santa Catarina e no sul do Paraná, a precipitação tende a ser mais fraca, com períodos de sol. À noite, o tempo melhora na maior parte da região, embora ainda haja previsão de pancadas fracas a moderadas no leste de SC e do PR e no nordeste paranaense. As temperaturas permanecem elevadas, com exceção da Serra Gaúcha, onde o clima fica mais ameno.
No Sudeste, a chuva é o principal destaque do dia. As pancadas se intensificam no sul e no litoral de São Paulo e se espalham pelo estado no início da tarde, com volumes moderados a fortes. Também há previsão de chuva para o centro-sul e metade oeste paulista, Triângulo Mineiro, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo. O risco de temporais é elevado em áreas da metade leste, interior, nordeste e norte paulista, além do interior, serra e sul fluminense e de regiões do sul, sudoeste, Zona da Mata e Triângulo Mineiro. No leste e nordeste de Minas Gerais e no restante do Espírito Santo, o tempo segue mais firme.
No Centro-Oeste, o calor combinado à umidade favorece pancadas moderadas a fortes em Goiás, Mato Grosso e grande parte de Mato Grosso do Sul. No sul e oeste sul-mato-grossense, a chuva ocorre de forma mais fraca, com maior presença de sol. À noite, as instabilidades perdem força, mas ainda há chance de pancadas no norte de Mato Grosso, sul e leste de Goiás — incluindo o Distrito Federal — e no sul de Mato Grosso do Sul. O calor predomina, com rajadas de vento entre 40 e 50 km/h, especialmente na metade leste de MS.
No Nordeste, as instabilidades atuam desde o início do dia na faixa litorânea leste e norte da região, além do sul e interior do Maranhão e do Piauí e do noroeste da Bahia. A chuva ocorre de forma moderada a pontualmente forte, com risco de temporais em grande parte do Maranhão e do Piauí, onde há perigo de volumes elevados, especialmente no norte e noroeste maranhense. Nas demais áreas da Bahia, o tempo permanece firme, com calor intenso e rajadas de vento entre 40 e 50 km/h no litoral sul e norte do estado, oeste de Alagoas e interior de Pernambuco.
Na Região Norte, a elevada umidade mantém o tempo instável desde a manhã. Amazonas, Pará, Rondônia, Amapá e áreas do sul e oeste de Roraima registram chuva moderada a forte, com risco de temporais, principalmente no Amazonas, Pará e norte de Rondônia. No Acre e em Tocantins, as pancadas se distribuem ao longo do dia, também com possibilidade de temporais, enquanto no nordeste do Pará há alerta para volumes elevados de chuva. A sensação de abafamento persiste em toda a região.










