
Nesta quarta-feira (10/9), o Brasil apresenta um quadro climático de extremos, com frio e geada no Sul, e calor intenso e seca no Centro-Oeste.
A massa de ar polar mantém o tempo firme e as temperaturas baixas em grande parte da Região Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de geadas entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul do Paraná, onde as temperaturas devem ficar em torno de 3°C. Em Porto Alegre, a mínima prevista é de 9°C.
No Sudeste, o dia segue sem chuvas, mas as temperaturas estão mais amenas. Em São Paulo, a mínima será de 13°C e a máxima de 25°C. No interior paulista e mineiro, o calor é intenso e há alerta de baixa umidade do ar à tarde. Algumas cidades entre o norte paulista e o Triângulo Mineiro podem registrar máximas acima de 35°C e umidade abaixo de 12%.
No Centro-Oeste, o tempo firme e o calor intenso predominam, com máximas podendo chegar a 40°C em Cuiabá. A umidade relativa do ar está em níveis críticos. O Inmet emitiu um alerta vermelho para a baixa umidade nas regiões centrais do país, e o risco de incêndios tem aumentado nos últimos dias nos estados do Centro-Oeste.
No Nordeste, as chuvas devem diminuir no litoral, com pancadas fracas entre o litoral norte da Bahia e Pernambuco. Já o interior nordestino segue com calor intenso e umidade abaixo de 20%.
Na Região Norte, as instabilidades seguem sobre o Amazonas, oeste do Pará e do Acre, além de Roraima. No Amapá, nas demais regiões do Pará e no Tocantins, o tempo continua seco, com alerta para baixa umidade.










