
O tempo firme e seco dos últimos dias dará lugar à chegada de uma frente fria que avança pelo país neste fim de semana. O sistema se forma no sul do Rio Grande do Sul na noite de sexta-feira e começará a influenciar o clima a partir de sábado, provocando chuvas, queda de temperatura e aumento da nebulosidade no Sul e também no Sudeste.
A meteorologista Andrea Ramos explica que a frente fria deve avançar em direção ao Centro-Oeste e Sudeste ao longo do fim de semana, “rompendo o período de tempo firme e provocando as primeiras chuvas mais organizadas da primavera”.
No Rio Grande do Sul, as áreas de instabilidade se espalham pelo oeste e pelo norte no sábado, provocando pancadas de chuva e trovoadas. Em Santa Catarina e no Paraná, a chuva chega entre o fim do sábado e o domingo, com risco de temporais localizados e rajadas de vento. As temperaturas, que estarão elevadas no sábado (máxima de 30°C em Porto Alegre), começarão a cair no domingo (máxima de 25°C em Porto Alegre).
Nas regiões Centro-Oeste e Nordeste, o fim de semana segue sob o domínio do ar quente e seco. No Centro-Oeste, as temperaturas continuam acima de 35°C em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com baixa umidade e sensação de calor intenso. Já no litoral da Bahia, a frente estacionária que atua sobre o oceano mantém as chuvas intermitentes, especialmente entre Salvador e o sul do estado.
No Norte, o padrão segue o mesmo: calor e pancadas de chuva ao longo do fim de semana, com destaque para o oeste do Amazonas, norte do Acre e Roraima. Em Manaus, a previsão é de tempo abafado, com mínima de 24°C e máxima de 33°C.











