
Nesta quinta-feira (7/8), uma nova frente fria avança sobre o Centro-Sul do Brasil, promovendo o retorno das instabilidades nos três estados da Região Sul. Logo pela manhã, núcleos de chuva já devem ganhar força sobre o território gaúcho. As chuvas mais fortes ocorrerão entre o norte do Rio Grande do Sul e toda Santa Catarina, com acumulados que podem superar os 50 milímetros, conforme alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Na Região Sudeste, a frente fria pode causar chuvas de até 70 milímetros no litoral sul de São Paulo, com possibilidade de garoa na região metropolitana. Nas demais áreas do estado, assim como no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, o tempo segue seco durante o dia. As temperaturas, no entanto, não devem cair muito no Sul e no Sudeste. Em São Paulo, a máxima será de 24°C. Em Porto Alegre, a variação de temperatura será pequena, com máxima de 16°C e mínima de 14°C.
No Centro-Oeste, a chuva se restringe ao extremo sul de Mato Grosso do Sul. Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal seguem sob a influência de ar seco, com risco de umidade relativa do ar abaixo de 20% entre Goiás e o leste de Mato Grosso.
No Nordeste, ainda há condição para precipitações entre o litoral da Bahia e do Rio Grande do Norte. O interior nordestino continua com calor e umidade em baixa, especialmente no sul do Maranhão, interior do Piauí e oeste da Bahia, onde a umidade relativa do ar permanece abaixo de 20%.
Na Região Norte, a presença de uma área de baixa pressão e umidade elevada na atmosfera local mantém as precipitações sobre o Amazonas, Pará, Roraima e o Amapá.











