
Nesta terça-feira, 5 de agosto, a frente fria que avançou sobre o país no final de semana continua a se deslocar. No Sul, ela avança pelo litoral de Santa Catarina e do Paraná entre a madrugada e a manhã, mantendo as instabilidades entre os dois estados. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para o risco de chuva forte, acompanhada de raios, em toda a metade leste catarinense e no centro-sul do Paraná, incluindo as capitais Florianópolis e Curitiba.
Sudeste
A frente fria deverá alcançar o leste de São Paulo ainda durante a manhã, espalhando as instabilidades e provocando rajadas de vento sobre o sul e litoral paulista. O ar seco ainda predomina no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, assim como no interior de São Paulo.
Centro-Oeste
Ainda pela madrugada, haverá condições para pancadas de chuva mais expressivas entre o sudoeste e sul de Mato Grosso do Sul. No Mato Grosso, algumas instabilidades do Norte do país podem avançar sobre o extremo noroeste do estado. O restante da região segue com a umidade em níveis críticos.
Nordeste
A entrada de ventos marítimos sobre o continente deve manter a chuva concentrada sobre a costa leste, zona da mata e parte do agreste. O interior nordestino segue com predomínio de tempo firme, calor e ar seco.
Norte
A presença de umidade na atmosfera local deve manter as instabilidades concentradas sobre o Amazonas, Acre e Rondônia, com potencial para chuva forte. Por outro lado, entre o Tocantins e o sul do Pará, o ar seco também segue em níveis críticos.











