
A semana começa com alerta de geada no Sul do Brasil, com risco de perdas na agricultura do oeste catarinense, norte do Rio Grande do Sul e Sudoeste do Paraná. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), estão previstas temperaturas mínimas de até 3 ºC.
A Emater do Rio Grande do Sul explica que o tempo frio dos próximos dias no estado é resultado do deslocamento de uma frente fria no oceano e do ingresso de uma massa de ar seco e frio. “O frio se intensificará, com mínimas próximas de 0 °C e formação de geadas na maioria das regiões”, afirma o órgão.
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) também alertou para a previsão de geada no estado. O instituto explica que o céu limpo na madrugada e na manhã favorece a perda de calor por radiação, o que faz com que as temperaturas próximas ao solo caiam, criando condições para a formação de geadas. Os indicativos são mais elevados no sul do Paraná e nos Campos Gerais, com risco de geadas moderadas no extremo sul do estado.
As temperaturas também caem no restante do país. No Norte, há alerta de chuvas intensas, com previsão de precipitações de até 50 milímetros por dia, ventos intensos e risco de alagamentos em todo o norte do Amazonas e noroeste de Roraima.











