
Após um Carnaval com sol predominante e pouca chuva, o tempo muda de forma significativa no Sudeste do Brasil nos próximos dias. A partir desta quinta-feira (19/2), a chegada de uma frente fria aumenta as condições para chuva em todos os estados da região, com risco de temporais e volumes elevados, segundo alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Sudeste
A instabilidade se espalha por São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, com possibilidade de pancadas fortes, rajadas de vento e acumulados elevados em curto período. O Inmet mantém alerta para temporais, principalmente entre a tarde e a noite.
Centro-Oeste
O mesmo sistema atmosférico também aumenta a instabilidade no Centro-Oeste. O dia começa com maior nebulosidade sobre o sudeste de Mato Grosso, sul de Goiás e interior de Mato Grosso do Sul, com pancadas mais intensas no final do dia, acompanhadas de trovoadas.
Sul
Na Região Sul, a tendência é de redução das chuvas na maior parte da área. A exceção é o oeste do Rio Grande do Sul, onde a formação de um cavado atmosférico favorece temporais. O Inmet emitiu alerta laranja para essa faixa do estado, indicando risco de chuva forte, vento e descargas elétricas.
Norte
No Norte do Brasil, a combinação de alta umidade e temperaturas acima de 30 °C mantém o tempo instável. Há previsão de temporais em grande parte do Amazonas, desde o oeste até as áreas central e leste, além do interior do Pará e do Amapá.
Nordeste
No Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua atuando com força, provocando tempestades frequentes no Maranhão, Piauí e Ceará. Nas demais áreas do litoral nordestino, os acumulados tendem a ser menores e mais irregulares.
O cenário exige atenção para alertas meteorológicos, especialmente em áreas urbanas e rurais suscetíveis a alagamentos, enxurradas e transtornos no transporte.











