
A quinta-feira (11/10) será marcada por céu encoberto em grande parte do Brasil, especialmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte, além de parte do Nordeste. Com o ciclone extratropical já afastado do continente, o Sul retoma condições de estabilidade, favorecendo um dia mais seco.
Nas primeiras horas da manhã, a frente fria ainda atua sobre áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, provocando chuva fraca e isolada em Minas Gerais, interior de Goiás e oeste da Bahia. Esse cenário começa a mudar rapidamente ao longo da manhã, quando a faixa de instabilidade se expande e dá origem a núcleos de chuva mais intensa. A divisa entre Minas Gerais e Bahia, Tocantins, sul do Maranhão e do Piauí, além do nordeste do Mato Grosso e parte central do Mato Grosso do Sul, deve registrar precipitações mais volumosas com risco de trovoadas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Ao longo do dia, nuvens carregadas avançam e mantêm o tempo instável em boa parte de Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás. No Norte, a atmosfera também se torna mais pesada, com formação de áreas de chuva sobre o sul do Pará, Rondônia e diversas áreas da região.
Entre a tarde e o início da noite, intensas pancadas devem atingir áreas isoladas do Pará, praticamente todo o Estado de Rondônia e o norte do Mato Grosso. No Amazonas, a convecção forte favorece chuva volumosa principalmente no extremo oeste.
No fim do dia, as instabilidades mais fracas começam a perder força, mas os centros convectivos seguem ativos. Com isso, voltam a ocorrer trovoadas e chuvas fortes em áreas do leste de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Tocantins e pontos isolados do Mato Grosso.











