Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Clima

Chuvas fortes retornam ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira

Foto: Prefeitura de Candelária
Foto: Prefeitura de Candelária

Uma nova área de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul formará uma frente fria que se deslocará para o Sudeste, mantendo instabilidades na região Sul do Brasil nesta quarta-feira (22/5). O centro-sul gaúcho deve registrar os maiores volumes de chuva, com pancadas frequentes em solo saturado.

A Climatempo alerta para a possibilidade de enchentes, alagamentos e deslizamentos de terra. “Cidades como Bagé, Uruguaiana e Pelotas podem receber chuva o dia inteiro”, informou o boletim.

Na quinta-feira (23/5), os temporais avançarão sobre o norte e a região metropolitana de Porto Alegre, com chuvas persistentes e volumes elevados esperados para a capital, norte e região da serra.

A sexta-feira (24/5) terá mais um dia de pancadas de chuva generalizada no Estado. Apenas no sábado (25/5) a intensidade e a abrangência das chuvas devem diminuir, com previsão de pancadas rápidas e irregulares no litoral.

Em Santa Catarina, uma massa de ar seco manterá o tempo firme e ensolarado na quarta-feira. Ventos do quadrante norte poderão alcançar rajadas de até 60 km/h no oeste, extremo oeste, serra e costa, entre o litoral sul e a grande Florianópolis. Segundo a Defesa Civil do Estado, o risco de transtornos relacionados ao vento é baixo.

A quarta-feira começará abafada no oeste catarinense, com mínimas em torno de 20ºC, enquanto nas demais regiões as mínimas variarão entre 14ºC e 18ºC, exceto no planalto sul, onde a mínima será de 10ºC. À tarde, o calor se intensificará, com máximas de 30ºC no extremo oeste e litoral sul.

Após a frente fria, uma massa de ar polar chegará na noite de quinta-feira ao Sul, avançando na sexta-feira sobre o Sudeste. A tendência é de queda significativa de temperatura no final de semana no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, centro-sul de Mato Grosso do Sul, sul e interior do Rio de Janeiro, Minas Gerais e sul de Goiás. O ar frio pode causar “friagem” em Mato Grosso, Rondônia e Acre, segundo a Climatempo.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas mínimas no final de semana ficarão próximas ou abaixo de zero nas partes altas das serras do sul e na região da campanha gaúcha.

Em Porto Alegre, as mínimas ficarão abaixo dos 10°C a partir da sexta-feira. Há previsão de geada no Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina no fim de semana.