
O município de Goioxim, na região central do Paraná, enfrenta graves prejuízos após as fortes chuvas ocorridas nesta terça-feira (28/10). A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e do vice-prefeito Lauri Boligon, está mobilizando equipes para vistoriar a área rural, onde algumas localidades permanecem inacessíveis devido ao acúmulo de água.
A situação é crítica em assentamentos rurais como 29 de agosto e Nossa Senhora das Vitórias, onde vivem cerca de 240 famílias. As lavouras de milho e soja, muitas em início de plantio, foram afetadas, e há preocupação com a atividade de produção de leite, já que as estradas comprometidas e a destruição de bueiros e pontes prejudicam a coleta e o transporte do produto. A Defesa Civil do Paraná chegou a relatar que comunidades rurais ficaram ilhadas.
Prejuízos e Medidas de Emergência
O produtor de leite Aldino Iargas, da área urbana, estima prejuízos em torno de R$ 50 mil em sua propriedade, que registrou cerca de 180 milímetros de chuva da meia-noite de segunda até a manhã de terça. Quase metade de sua lavoura de 12 hectares de milho para silagem ficou completamente alagada. O produtor lamentou ter cancelado o seguro rural da lavoura de milho neste ano e agora buscará acionar o seguro dos barracões. Apesar disso, a coleta de seus 4 mil litros diários de leite segue normalizada com o uso de gerador.
Nesta quarta-feira, a Prefeitura de Goioxim busca dados para decretar estado de emergência, com um prejuízo estimado em R$ 2 milhões. A Defesa Civil do Paraná enviou ajuda humanitária, e a estimativa é de que 3.168 pessoas dos cerca de 6.566 habitantes do município tenham sido afetadas, com 42 casas danificadas e 168 moradores desalojados. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a força-tarefa municipal atuaram na manutenção da cabeceira da ponte do Rio Juquiá, principal acesso à cidade.
A alta ocorrência de chuvas é resultado do encontro de uma frente fria e um sistema de baixa pressão formado na região do Paraguai. Segundo o Simepar, as chuvas devem dar uma trégua nesta quinta-feira, com ocorrências pontuais e rápidas.











