
Os estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro estão sob alerta vermelho de “grande perigo” para tempestades, válido até a terça-feira (25/11). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas intensas, ventos fortes e queda de granizo nessas regiões.
As condições mais críticas são esperadas nas regiões litorâneas, onde os acumulados de chuva podem chegar a 100 milímetros e as rajadas de vento, a 100 km/h. Há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.
O Inmet recomenda que, em caso de tempestades, a população desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Em caso de enxurrada, documentos e objetos de valor devem ser colocados em sacos plásticos. Em situação de perigo confirmado, deve-se procurar abrigo e evitar permanecer ao ar livre. Para mais informações, a orientação é contatar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Situação nas Outras Regiões
- Sul: O tempo segue mais estável na maior parte da região, após um temporal com granizo que feriu mais de 150 pessoas em Erechim no domingo (23/11). Há chance de chuva apenas na faixa litorânea e leste entre o Paraná e Santa Catarina, além do nordeste do Rio Grande do Sul.
- Centro-Oeste: As pancadas de chuva se mantêm nos estados ao norte do Centro-Oeste, em Mato Grosso e na maior parte de Goiás. Mato Grosso do Sul terá tempo mais aberto com predomínio de sol. O calor é forte em toda a região, com umidade relativa do ar abaixo de 30% no sul de Mato Grosso e norte de Mato Grosso do Sul.
- Nordeste: As instabilidades persistem no oeste e sul da Bahia, impulsionadas por calor e alta umidade. Nas demais áreas, o tempo firme predomina, com possibilidade apenas de algumas pancadas entre o Maranhão e Piauí.
- Norte: As pancadas moderadas a fortes seguem atuando no Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, com risco de temporais.











