
A JBS, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, anunciou a criação de uma nova plataforma multiproteínas em Omã, no Oriente Médio, com foco na produção de carne bovina, aves e cordeiro. O projeto envolve um investimento de US$ 150 milhões e marca a entrada da empresa em uma nova fase de expansão regional.
Para viabilizar a iniciativa, a JBS adquiriu 80% de participação em uma holding de alimentos recém-estruturada no país, que reúne dois ativos industriais. Os outros 20% permanecem com a Oman Food Capital (OFC), braço de investimentos em alimentos e agronegócio da Oman Investment Authority (OIA). A operação reforça a estratégia da companhia de diversificação tanto geográfica quanto de portfólio de proteínas, além de ampliar sua presença próxima a mercados consumidores considerados estratégicos.
A joint venture também posiciona Omã como um polo relevante para a produção de alimentos halal voltados à exportação. Segundo o CEO Global da JBS, Gilberto Tomazoni, a localização do país permite acesso a uma região que reúne cerca de 2 bilhões de consumidores, com crescimento populacional e aumento de renda, fatores que impulsionam a demanda por alimentos.
Os recursos investidos serão aplicados, principalmente, na conclusão da planta integrada de aves da A’Namaa, localizada em Ibri, no norte de Omã, além do fortalecimento da unidade de processamento de carne bovina e ovina da Al Bashayer, situada em Thumrait, no sul do país. De acordo com Tomazoni, o investimento está alinhado à Visão 2040 de Omã, que estabelece a segurança alimentar como um de seus pilares estratégicos.
Com a consolidação das unidades, a capacidade industrial estática da operação deverá superar 300 mil toneladas por ano. A estimativa de processamento diário é de cerca de 1.000 bovinos, 5.000 cordeiros e 600 mil aves. A previsão é que a produção de carne bovina e ovina tenha início em até seis meses, enquanto a operação de aves deve começar em até 12 meses.
O projeto também terá impacto direto na economia local. A expectativa é de geração de mais de 3.000 empregos diretos nos próximos cinco anos, abrangendo diferentes etapas da cadeia produtiva e contribuindo para a capacitação da mão de obra e o fortalecimento do setor agroalimentar de Omã.
Com a nova plataforma, a JBS passará a operar em 26 países, distribuídos em cinco continentes. O investimento representa o primeiro movimento upstream da companhia no Oriente Médio e consolida um marco relevante em sua estratégia de expansão regional, com foco na construção de operações locais e integradas. Segundo a empresa, a presença desde o início da cadeia de suprimentos é essencial para transformar a região em um hub de acesso a outros mercados.
JBS no Oriente Médio
A JBS vem ampliando de forma consistente sua atuação no Oriente Médio por meio de investimentos industriais, exportações e parcerias estratégicas. Recentemente, a empresa inaugurou e anunciou a expansão de uma unidade em Jedá, na Arábia Saudita, dentro de um plano de investimento de US$ 85 milhões voltado à produção de alimentos de maior valor agregado sob a marca Seara.
Além disso, a companhia já mantém operações da Seara em Dammam, também na Arábia Saudita, e em Ras Al Khaimah, nos Emirados Árabes Unidos. Atualmente, a JBS emprega cerca de 1.600 colaboradores em toda a região do Oriente Médio.












