
Uma nova frente fria chegou ao Rio Grande do Sul neste domingo (5/10) e deve se expandir para os outros estados da Região Sul nesta segunda-feira (6/10), trazendo chuvas fortes e uma queda brusca de temperaturas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta de “perigo para declínio de temperaturas” que abrange todo o Rio Grande do Sul e o sul e oeste de Santa Catarina, incluindo as regiões serranas.
Além disso, há um aviso de “perigo para tempestades” no Rio Grande do Sul. A previsão é de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora, ou 50 a 100 milímetros por dia, com ventos de até 100 km/h e queda de granizo. O Inmet alerta para riscos de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. A Climatempo reforça o alerta para o sul do Rio Grande do Sul, incluindo Uruguaiana, Bagé e Pelotas, com possibilidade de tempestades com granizo.
Na região central do país, um novo alerta laranja de “perigo para baixa umidade” segue ativo. Uma vasta área que inclui Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Tocantins, Pará, Bahia, Piauí e Maranhão continua com a umidade relativa do ar entre 12% e 20%, elevando o risco de incêndios florestais.