
A China anunciou nesta sexta-feira (7) a suspensão da proibição de importações imposta a produtos do Brasil devido ao surto de gripe aviária. A Administração Geral de Alfândegas chinesa, que comunicou a retomada das importações, ainda não especificou quais produtos estão incluídos na medida.
A suspensão é um marco para o Brasil, maior exportador de frango do mundo. A China, seu principal comprador (tendo importado mais de 560 mil toneladas de frango brasileiro em 2024), havia suspendido as compras em 16 de maio, após o Brasil detectar o seu primeiro e único caso de gripe aviária em uma granja comercial em Montenegro (RS).
No final de setembro, uma comitiva do governo chinês esteve no Brasil para realizar uma auditoria e comprovar que o país estava livre da gripe aviária. O Brasil se declarou livre da doença em 18 de junho, após cumprir o vazio sanitário de 28 dias e finalizar a desinfecção da granja de Montenegro, comunicando o novo status à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
As exportações brasileiras de frango têm crescido desde 2018, mas a maior parte do frango produzido no país (cerca de 64,64%) é destinada ao mercado interno, onde o consumo per capita é de aproximadamente 45 kg por ano.
Referência: CNN/UOL











