
O Ministério da Saúde do Camboja confirmou a detecção de novos casos de gripe aviária (H5N1) em humanos, elevando o total para 11 casos no país em 2025.
Um dos casos mais recentes, confirmado em 1º de julho, envolve uma mulher de 36 anos da província de Siem Reap, cujo resultado positivo foi validado em 30 de junho. A paciente, que mora na vila de Daun Keo, apresentou sintomas como febre, tosse, falta de ar e dificuldade para respirar, e está recebendo cuidados intensivos. Investigações revelaram que ela teve contato direto com uma galinha doente e morta em sua residência. Este é o quarto caso na província de Siem Reap e está a aproximadamente três quilômetros de um caso anterior.
Além disso, um comunicado anterior do Ministério da Saúde, no domingo, confirmou um caso em um menino de três anos e seis meses da província de Kratie. O menino foi hospitalizado em estado crítico com febre, tosse e dispneia. A investigação indicou que sua família criava galinhas, e cerca de cinco delas morreram ou ficaram doentes, sendo que familiares cozinharam as aves mortas para alimentação.
Referência: KHMER Times/ Bloomberg











