Fonte CEPEA
Milho - Indicador Campinas (SP)R$ 69,46 / kg
Soja - Indicador PRR$ 135,41 / kg
Soja - Indicador Porto de Paranaguá (PR)R$ 142,31 / kg
Suíno Carcaça - Regional Grande São Paulo (SP)R$ 12,73 / kg
Suíno - Estadual SPR$ 8,79 / kg
Suíno - Estadual MGR$ 8,44 / kg
Suíno - Estadual PRR$ 8,22 / kg
Suíno - Estadual SCR$ 8,31 / kg
Suíno - Estadual RSR$ 8,28 / kg
Ovo Branco - Regional Grande São Paulo (SP)R$ 125,96 / cx
Ovo Branco - Regional BrancoR$ 130,02 / cx
Ovo Vermelho - Regional Grande São Paulo (SP)R$ 138,57 / cx
Ovo Vermelho - Regional VermelhoR$ 140,41 / cx
Ovo Branco - Regional Bastos (SP)R$ 119,19 / cx
Ovo Vermelho - Regional Bastos (SP)R$ 133,13 / cx
Frango - Indicador SPR$ 8,11 / kg
Frango - Indicador SPR$ 8,12 / kg
Trigo Atacado - Regional PRR$ 1.185,08 / t
Trigo Atacado - Regional RSR$ 1.023,45 / t
Ovo Vermelho - Regional VermelhoR$ 135,86 / cx
Ovo Branco - Regional Santa Maria do Jetibá (ES)R$ 128,84 / cx
Ovo Branco - Regional Recife (PE)R$ 124,23 / cx
Ovo Vermelho - Regional Recife (PE)R$ 149,36 / cx

Logística

Escoamento ferroviário

Terminal de Pirapora amplia capacidade de escoamento da produção de MG. Estrutura vai permitir redução do tempo de permanência de vagões vazios.

Escoamento ferroviário

A Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) vai aumentar a capacidade de carregamento de grãos do Terminal Intermodal de Pirapora, Norte de Minas. A maior eficiência é resultado de uma pera ferroviária – trecho de linha com formato semelhante ao da fruta, também conhecido comoreverse loop – que praticamente elimina a necessidade de manobras para embarque de carga no pátio. A nova estrutura deve ficar pronta em maio.

O Terminal Intermodal de Pirapora, construído pela Vale/FCA, começou a operar em 2009, depois da reativação do ramal ferroviário que liga Pirapora a Corinto. A estrutura faz parte do programa Pró-Noroeste, desenvolvido em parceria com o Secretaria de Agricultura de Minas Gerais, Federação da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Faemg) e Banco do Brasil com o objetivo de ampliar o escoamento da produção de grãos do Noroste do Estado.

Investimento e exportação – A nova linha (pera ferroviária) terá 3,4 km de extensão. Os investimentos da FCA serão da ordem de R$ 9 milhões. A estrutura vai permitir a redução do tempo de permanência dos vagões vazios no pátio de mais de 30 horas para menos de 6 horas.

Além do terminal da FCA, o Governo de Minas está pavimentando várias rodovias da região para facilitar o acesso entre os municípios produtores do Noroeste do Estado e o terminal da Região Norte, o que possibilitará a utilização desse meio para o escoamento de um leque maior de produtos agrícolas, principalmente soja.

Em 2010, por intermédio do corredor logístico, Minas embarcou 521 mil toneladas de soja e 122 mil toneladas de milho para o mercado externo. Neste ano, devem ser escoadas, a partir do Terminal de Pirapora, mais de 650 mil toneladas de grãos, com destino ao Porto de Tubarão, em Vitória (ES).

Fomento – No ano passado, a Vale, a FCA, o Governo de Minas, a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e o Banco do Brasil lançaram o Programa Pró-Noroeste, voltado ao fomento da agricultura na região. O Noroeste ocupa posição de destaque na produção de milho e soja no Estado. Segundo a Secretaria da Agricultura de Minas Gerais, no caso do milho, a produção da região será de 741,3 mil toneladas, volume equivalente a 12% da produção mineira do grão. Já a soja deve alcançar, no Noroeste, uma safra de 926,8 mil toneladas, cerca de 32% da produção estadual.

No entanto, as lavouras de grãos do Noroeste ocupam apenas 15% da área total da região. Estudos indicam que ainda há cerca de 2,5 milhões de hectares disponíveis para plantio. Para a secretaria, o cenário mundial, marcado pela redução dos estoques de grãos, é favorável ao aumento da produção de milho para a alimentação animal e ainda para disputar os mercados antes atendidos pelos Estados Unidos, que atualmente dão prioridade à utilização da matéria-prima na fabricação de etanol.

O que é uma Pera Ferroviária (reverse loop)

Funciona como um retorno rodoviário. O trem entra de frente no trecho. Depois de percorrê-lo, já se encontra pronto para seguir viagem no sentido contrário. Com isso, são desnecessárias as manobras de locomotivas e vagões, dando celeridade à movimentação das composições.