
As ditaduras da Venezuela e Cuba ratificaram nesta terça-feira sua aliança para fortalecer as políticas públicas de ambas as nações durante 2022 , em uma reunião de “alto nível” realizada entre as delegações em Caracas.
Na reunião, que foi revisada em transmissão pelo canal de televisão estatal venezuelano (VTV), participou, pela Venezuela, a Vice-Presidente Executiva, Delcy Rodríguez; o Ministro da Agricultura, Wilmar Castro Soteldo e o Vice-Ministro para o Caribe, Raúl Li Causi.
Em nome da delegação cubana, o vice-primeiro-ministro de Cuba, Jorge Luis Tapia; o ministro cubano da Agricultura, Idael Pérez, e o embaixador cubano na Venezuela, Dagoberto Rodríguez .
“Cuba e Venezuela ratificam a vontade de ambas de consolidar a cooperação em 2022 ”, informou a VTV.
A chancelaria venezuelana informou que na terça-feira o ministro da Alimentação venezuelano, Carlos Leal Tellería, e o vice-primeiro-ministro de Cuba realizaram uma reunião para fortalecer a cooperação em matéria agroalimentar.
Dos espaços da chancelaria venezuelana, “ambas as autoridades ratificaram a disposição de continuar desenvolvendo projetos comuns para garantir o direito à alimentação do povo venezuelano e cubano”, conforme detalhado por este escritório em comunicado.
Cuba e Venezuela têm sido aliados políticos e econômicos próximos desde que o falecido ditador Hugo Chávez chegou ao poder na Venezuela em 1999.
A partir de 2000, a Venezuela tornou-se o principal fornecedor de petróleo bruto para a ilha caribenha por meio de um acordo que concede preços preferenciais em troca de serviços médicos e educacionais.
No entanto, nos últimos anos, a ajuda da Venezuela, afetada por uma grave crise, caiu.












