Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

FAO realiza reunião de emergência sobre a PSA na China

A reunião foi realizada em Bangkok, na Tailândia.

FAO realiza reunião de emergência sobre a PSA na China

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) organizou uma reunião de emergência sobre os surtos de PSA na China, com 10 países presentes. A reunião foi realizada em Bangkok, na Tailândia, durante três dias. Percebendo que os surtos chineses são uma ameaça para toda a Ásia, a FAO convidou participantes do Camboja, China, Japão, Laos, Mongólia, Mianmar, Filipinas, Coréia do Sul, Tailândia e Vietnã.

Wantanee Kalpravidh, gerente regional do Centro de Emergência da FAO para Doenças Transfronteiriças em Animais na Ásia, disse: “É fundamental que esta região esteja pronta para a possibilidade muito real de que a PSA possa pular a fronteira para outros países”.

Mais surtos de peste suína africana (PSA) continuam sendo notificados na China. A contagem total de surtos está agora em 11 em seis províncias diferentes. O último relatório que chegou à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) é sobre um surto em uma fazenda na cidade de Jiamusi, perto da fronteira com a Rússia. O transporte de porcos infectados que foi descoberto na província de Henan em 14 de agosto, originou-se desta cidade.

A confirmação da PSA em Heilongjiang significa que foi confirmado que o vírus viajou mais de 3.000 quilômetros somente na China. Há pouco mais de um mês, a PSA era desconhecida em toda a Ásia.

A província que tem relatado a maior parte dos surtos até agora foi a província de Anhui, onde foram encontrados 5 dos 11 surtos. Especialmente em torno da cidade Xuancheng, três fazendas foram encontradas infectadas. Também surtos foram encontrados em Wuhu e, recentemente, em Chuzhou, de acordo com a OIE.