
O início da semana será marcado por instabilidade climática em diversas regiões do Brasil, com risco de granizo no Centro-Sul e potencial para chuvas intensas e destrutivas no Norte, Centro-Oeste e Sudeste.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para o risco de chuva com granizo, precipitação de até 50 milímetros no dia e ventos de até 60 quilômetros por hora em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Espírito Santo.
Em São Paulo, a Defesa Civil alerta para chuvas fortes, raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo entre hoje (23/11) e terça-feira (25/11). Os maiores acumulados são esperados no Vale do Paraíba, Vale do Ribeira, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira, Região Metropolitana de São Paulo e Baixada Santista.
No Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sudeste, há previsão de chuva com risco de alagamentos e queda de galhos. Os volumes podem chegar a até 100 milímetros no dia, com ventos de até 100 quilômetros por hora em áreas da Amazônia, Centro-Oeste e Norte.
Situação Regional:
- Rio Grande do Sul: Após um domingo de temperaturas baixas, a segunda-feira terá tempo estável e ensolarado. O sol e a pouca nebulosidade persistem a partir de terça-feira.
- Paraná: O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Estado (Simepar) prevê tempo instável ao longo de segunda-feira, com temporais isolados em todas as regiões e chuva persistente no litoral. As máximas ficam abaixo de 22°C na Região Metropolitana de Curitiba.
- Mato Grosso do Sul: O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima do Estado (Cemtec) prevê sol e aumento de nebulosidade, com chuvas generalizadas e possibilidade de tempestades isoladas com raios e rajadas de vento. As temperaturas mínimas variam entre 17°C e 23°C e as máximas entre 27°C e 34°C.











