
A JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, foi destaque na COP30 em Belém ao ter seu programa Escritórios Verdes selecionado entre os vencedores do SB COP Awards. O programa, criado em 2021, foi escolhido entre mais de 670 propostas globais apresentadas por 60 países, consolidando a JBS entre as empresas que estão entregando resultados na transição para uma economia de baixo carbono.
A SB COP, iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), avaliou projetos com base em critérios de escala, impacto e potencial de replicação. Os Escritórios Verdes JBS se destacaram como um modelo inovador de apoio gratuito ao produtor rural, capaz de destravar barreiras de regularização ambiental, produtividade e gestão no campo.
Renato Costa, presidente da Friboi, afirmou que o programa é um exemplo concreto de como é possível aliar sustentabilidade e produtividade. “Nosso compromisso é ajudar o produtor rural a vencer barreiras que muitas vezes o impedem de avançar. Esse reconhecimento internacional reforça que estamos no caminho certo, apoiando quem produz e contribuindo para uma pecuária mais eficiente e sustentável”, destacou.
Impacto e Escala do Programa
Criado há quatro anos, o programa oferece atendimento gratuito a produtores, fornecedores ou não da Companhia, em três eixos: regularização ambiental, assistência técnica e assistência gerencial. Atualmente, são 20 unidades físicas distribuídas por oito estados brasileiros, além do Escritório Verde Virtual, que já realizou 12.668 atendimentos desde outubro de 2024.
O programa já auxiliou 20 mil propriedades no processo de regularização e destinou mais de 8.000 hectares à recuperação florestal, permitindo que fazendas voltem a operar em conformidade com a legislação e as políticas de compra da Companhia.
Gilberto Tomazoni, CEO Global da JBS, destacou que o reconhecimento é a prova de que o setor privado tem um papel essencial na transição para sistemas alimentares sustentáveis. “Essa é a contribuição que trouxemos à COP30: mostrar que soluções viáveis, como os Escritórios Verdes, já existem e estão sendo implementadas no Brasil”, concluiu.











