
O Paraná consolida-se em um cenário agropecuário de contrastes, registrando um crescimento expressivo na produção de frutas finas e mantendo o ritmo acelerado na exportação de proteínas animais, conforme o Boletim Conjuntural do Departamento de Economia Rural (Deral).
Amora: Crescimento Exponencial
A produção de amora no Paraná demonstrou um crescimento consistente na última década. Segundo o agrônomo Paulo Andrade, do Deral, a área plantada saltou de 71 para 117 hectares, e a produção aumentou 264% em 2024, passando de 251 para 914 toneladas. O Valor Bruto de Produção (VBP) da amora no estado atingiu R$ 10,4 milhões.
- Concentração: A Região Metropolitana de Curitiba concentra 34,9% da produção estadual.
- Maiores Produtores Individuais: Prudentópolis (28,9% da produção) e Paulo Frontin (100 toneladas).
As floradas abundantes na estação atual, estimuladas pelo frio do inverno, sugerem uma boa safra, embora o técnico alerte para a necessidade de atenção redobrada à possibilidade de geadas tardias.
Exportação de Proteínas em Alta
O mês de setembro foi especialmente positivo para as exportações de carne suína do Paraná. O estado embarcou 25,2 mil toneladas, um volume 35,5% superior ao registrado no mesmo mês do ano passado. As Filipinas se consolidaram como principal destino pelo quinto mês consecutivo, importando 5,7 mil toneladas, seguidas por Vietnã e Hong Kong.
As exportações brasileiras de carne bovina também foram recordes em setembro, com o país embarcando 347 mil toneladas, gerando US$ 1,9 bilhão em receita. O volume que deixou de ser exportado para os EUA devido às tarifas impostas pelo governo americano foi absorvido por outros compradores, com o volume adquirido pela China aumentando em quase 40% em relação a setembro de 2024. O Paraguai também está comprando mais carne brasileira para abastecer seu mercado interno, enquanto exporta sua própria produção para os EUA.
Avicultura e Ovos
No cenário nacional, a produção de ovos para consumo cresceu 8,6% no primeiro semestre de 2025, atingindo 5,4 bilhões de dúzias. O Paraná aparece como o segundo maior produtor nacional, com 9,6% da produção total (517.308 mil dúzias em 2024). São Paulo lidera, seguido por Minas Gerais.