
A participação do agronegócio brasileiro na Anuga 2025, a maior feira de alimentos da Europa, consolidou um retorno estratégico do país ao mercado da União Europeia, com uma projeção de negócios que supera os US$ 703 milhões para os próximos 12 meses. A ação, liderada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e pela ApexBrasil, demonstrou a força e a resiliência do setor de proteína animal do Brasil.
Realizado em Colônia, na Alemanha, entre 4 e 8 de outubro, o evento teve um significado especial: foi a primeira grande iniciativa promocional na União Europeia após a recente reabertura do mercado à carne de frango brasileira. A retomada das importações foi uma resposta positiva à rápida superação, pelo Brasil, do único caso de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade registrado em aves comerciais.
Resultados e Ações de Imagem
Durante a feira, as 26 agroindústrias brasileiras presentes no estande principal fecharam US$ 78,6 milhões em negócios imediatos. Além das rodadas comerciais, o espaço de mais de 400 m² promoveu as marcas setoriais Brazilian Chicken, Brazilian Pork e Brazilian Egg, destacando a qualidade e a sanidade da produção nacional. A gastronomia foi um ponto alto, com o Chef Marcelo Bortolon servindo mais de 3 mil pratos, como omeletes e especialidades com carne de frango, para apresentar a excelência dos produtos aos visitantes internacionais.
Para Ricardo Santin, presidente da ABPA, a Anuga 2025 representou um “momento estratégico de reconexão”. “A avicultura e a suinocultura do Brasil mostraram sua força, sua capacidade de adaptação e, principalmente, sua competitividade. Os resultados falam por si e reforçam a confiança global em nossos produtos”, avaliou Santin. A participação na feira integra o projeto setorial da ABPA e ApexBrasil para fortalecer as exportações brasileiras nos principais mercados do mundo.
Referência: ABPA