
O avanço da sanidade de precisão está redefinindo o modo como a suinocultura gerencia saúde animal, produtividade e sustentabilidade. Com o apoio de Big Data e Inteligência Artificial, é possível antecipar riscos sanitários, prever impactos de doenças e otimizar decisões em tempo real — um movimento que promete revolucionar o desempenho das granjas e a rentabilidade do setor.
Essas e outras inovações serão apresentadas por Edison Magalhães, professor da Iowa State University (EUA), na palestra “Sanidade de precisão: tomada de decisão com Big Data e machine learning”, durante o Painel Eficiência e Sustentabilidade da Cadeia de Carne Suína, no dia 28 de outubro, às 14h30, dentro do Congresso Brasileiro de Precisão na Produção Animal da AveSui 2025, em Cascavel (PR).
Dados que geram eficiência e estabilidade na produção
Durante sua apresentação, Magalhães vai destacar como o uso inteligente da informação pode transformar o controle sanitário e reduzir perdas na suinocultura. Ele mostrará exemplos práticos de análises preditivas aplicadas à produção, capazes de reduzir mortalidade, otimizar recursos e aumentar a eficiência operacional.
“Transformar dados em decisões práticas é o caminho para uma suinocultura mais eficiente, previsível e rentável. O uso inteligente da informação permite compreender o impacto econômico das doenças e direcionar intervenções de forma mais precisa”, antecipa o pesquisador.
O especialista

Edison Magalhães é médico-veterinário formado no Brasil e professor adjunto do Departamento de Ciência Animal da Iowa State University, nos Estados Unidos. Com experiência em programas de controle regional da PRRS e no desenvolvimento de modelos automatizados para análise de dados suinícolas, o pesquisador atua na criação de soluções baseadas em Big Data e machine learning que auxiliam produtores na tomada de decisão. É também líder do grupo de trabalho de Saneamento no Transporte de Animais para Abate do programa US SHIP, voltado à certificação sanitária para peste suína africana nos EUA.
Como participar?
O Congresso Brasileiro de Precisão Animal integra a programação da AveSui 2025 – Feira da Indústria de Aves, Suínos e Peixes da América Latina, que acontece de 28 a 30 de outubro, em Cascavel (PR).
Para assistir às palestras, é necessário realizar o credenciamento, que já está no 3º lote, com 20% de desconto. As inscrições podem ser feitas diretamente no site: https://congresso.avesui.com.br/
Programe-se:
28 de outubro
Painel Eficiência e Sustentabilidade da Cadeia de Carne Suína
Coordenador: Pedro Ivo de Quadros Filho (Diretor Executivo da Bretanha Group)
14h00 – Estabilidade Produtiva na Suinocultura: O Papel dos Indicadores Reprodutivos – Guilherme Brandt (GBR Consultoria)
14h30 – Sanidade de Precisão: Tomada de Decisão com Big Data e Inteligência Artificial – Edison Magalhães (Universidade do Iowa)
15h00 – Intervalo e Networking
15h30 – Eficiência Sem Fronteiras: O Que Aprender com a Suinocultura dos EUA – Joel Sparks (AMVC)
16h00 – Nutrição de Precisão e a Carcaça Perfeita – Cesar Gabossa (FMVZ/USP)
16h30 – Sucessão Familiar e a Integração de Inovações Tecnológicas e Sustentabilidade na Terceira Geração – Rafael Van Den Broek (Granja JA Agropecuária)
17h00 – Debate Final com Todos os Palestrantes

Sobre a AveSui 2025
Realizada no coração do Oeste do Paraná, a maior região produtora de proteína animal do Brasil, a AveSui América Latina 2025 será um ponto de encontro de empresas, produtores e profissionais dos setores de aves, suínos, peixes e bioenergia. Com três dias de feira, congresso técnico-científico e rodadas de negócios, o evento reforça sua posição como a mais completa plataforma de conteúdo, inovação e networking do agronegócio de proteína animal.
SERVIÇO
AveSui América Latina 2025 + Congresso Brasileiro de Precisão na Produção Animal
- Data: 28 a 30 de outubro de 2025
- Local: Centro de Convenções e Eventos de Cascavel – PR
- Inscrições e informações: avesui.com.br | congresso.avesui.com.br