
Mais do que um aplicativo de contato, o WhatsApp ganhou espaço como ferramenta de informação para o produtor. É o que mostram os primeiros resultados da pesquisa Hábitos do Produtor Rural, da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócios (ABMRA), que chega à nona edição. Os dados consolidados serão divulgados em novembro, em evento da entidade.
O levantamento ouviu 3,1 mil produtores rurais em 16 estados, 15 diferentes culturas e quatro tipos de atividade de produção animal. Em nota, os responsáveis pela pesquisa explicam que os questionários foram aplicados de forma presencial e consideraram os diferentes perfis de propriedades rurais.
A utilização de outros canais digitais também cresceu. A menção a sites especializados em agropecuária passou de 35% para 66% dos entrevistados. Entre redes sociais, o Facebook subiu de 30% para 39%. O Youtube, antes visto como entretenimento, foi citado como meio de orientação por 61%.
“A pesquisa evidencia uma virada de chave na forma como o agro se informa, decide e se conecta. O avanço dos canais digitais mostra que a comunicação com o produtor exige novas estratégias, mais segmentadas, dinâmicas”, diz a ABMRA.
Apesar desse avanço dos canais digitais, meios de comunicação tradicionais continuam mantendo sua relevância, ainda que a preferência tenha diminuído. Em 2013, a TV aberta foi citada por 95% dos pesquisados como principal meio de informação. Na pesquisa deste ano, essa proporção caiu para 80%.