Fonte CEPEA
Milho - Indicador Campinas (SP)R$ 67,52 / kg
Soja - Indicador PRR$ 134,57 / kg
Soja - Indicador Porto de Paranaguá (PR)R$ 140,08 / kg
Suíno Carcaça - Regional Grande São Paulo (SP)R$ 12,72 / kg
Suíno - Estadual SPR$ 8,86 / kg
Suíno - Estadual MGR$ 8,44 / kg
Suíno - Estadual PRR$ 8,41 / kg
Suíno - Estadual SCR$ 8,27 / kg
Suíno - Estadual RSR$ 8,37 / kg
Ovo Branco - Regional Gande São Paulo (SP)R$ 137,33 / cx
Ovo Branco - Regional Grande BH (MG)R$ 137,59 / cx
Ovo Vermelho - Regional Gande São Paulo (SP)R$ 147,67 / cx
Ovo Vermelho - Regional Grande BH (MG)R$ 149,53 / cx
Ovo Branco - Regional Bastos (SP)R$ 129,15 / cx
Ovo Vermelho - Regional Bastos (SP)R$ 140,75 / cx
Frango Congelado - Indicador SPR$ 8,05 / kg
Frango Resfriado - Indicador SPR$ 8,04 / kg
Trigo Atacado - Regional PRR$ 1.192,33 / t
Trigo Atacado - Regional RSR$ 1.042,79 / t
Ovo Vermelho - Regional Santa Maria do Jetibá (ES)R$ 145,04 / cx
Ovo Branco - Regional Santa Maria do Jetibá (ES)R$ 134,51 / cx
Ovo Branco - Regional Recife (PE)R$ 127,01 / cx
Ovo Vermelho - Regional Recife (PE)R$ 145,98 / cx

Tecnologia

WhatsApp é o principal meio de informação do produtor rural, revela pesquisa

Levantamento da ABMRA mostra ainas que o Youtube, antes visto como entretenimento, passou a ser também meio de orientação

WhatsApp é o principal meio de informação do produtor rural, revela pesquisa

Mais do que um aplicativo de contato, o WhatsApp ganhou espaço como ferramenta de informação para o produtor. É o que mostram os primeiros resultados da pesquisa Hábitos do Produtor Rural, da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócios (ABMRA), que chega à nona edição. Os dados consolidados serão divulgados em novembro, em evento da entidade.

O levantamento ouviu 3,1 mil produtores rurais em 16 estados, 15 diferentes culturas e quatro tipos de atividade de produção animal. Em nota, os responsáveis pela pesquisa explicam que os questionários foram aplicados de forma presencial e consideraram os diferentes perfis de propriedades rurais.

A utilização de outros canais digitais também cresceu. A menção a sites especializados em agropecuária passou de 35% para 66% dos entrevistados. Entre redes sociais, o Facebook subiu de 30% para 39%. O Youtube, antes visto como entretenimento, foi citado como meio de orientação por 61%.

“A pesquisa evidencia uma virada de chave na forma como o agro se informa, decide e se conecta. O avanço dos canais digitais mostra que a comunicação com o produtor exige novas estratégias, mais segmentadas, dinâmicas”, diz a ABMRA.

Apesar desse avanço dos canais digitais, meios de comunicação tradicionais continuam mantendo sua relevância, ainda que a preferência tenha diminuído. Em 2013, a TV aberta foi citada por 95% dos pesquisados como principal meio de informação. Na pesquisa deste ano, essa proporção caiu para 80%.