
O número de surtos de Peste Suína Africana (PSA) em javalis no estado alemão da Renânia do Norte-Vestfália aumentou para 78. A doença se espalhou para novas áreas, com surtos relatados ao norte da cidade de Erndtebrück, no distrito de Siegen-Wittgenstein.
O Sistema Alemão de Informação sobre Saúde Animal (TSIS) confirmou que o número de casos no distrito de Siegen-Wittgenstein subiu de 7 para 29. A maioria dos novos casos foi encontrada perto da cidade de Bad Berleburg, mas, pela primeira vez, também relativamente perto de Erndtebrück, uma cidade que faz fronteira com a zona de infecção II, onde cercas foram instaladas para conter o vírus. No momento, as autoridades não relataram a necessidade de redesenhar as zonas infectadas ou de instalar cercas adicionais. No distrito vizinho de Olpe, o número de casos permanece em 49, elevando o total para 78 casos somente em javalis.
Enquanto isso, o periódico agrícola alemão Top Agrar noticiou um caso curioso no distrito de Borken, também na Renânia do Norte-Vestfália: a descoberta de um suíno doméstico morto em um milharal. O animal de 100 kg, sem marca de orelha, não estava infectado com PSA, mas o incidente levou as autoridades locais a reforçarem a importância de seguir os procedimentos de biossegurança ao remover carcaças para conter a disseminação da doença.
PSA em Fazendas na Polônia
Na vizinha Polônia, o número de fazendas com PSA também continua aumentando neste verão. A contagem atual é de 11 surtos neste ano, um número substancialmente menor do que as 44 fazendas infectadas no verão de 2024, caso a tendência atual se mantenha. Seis dos surtos de 2025 ocorreram em fazendas relativamente pequenas na província de Lublin, no leste do país, enquanto os outros cinco foram em províncias mais a oeste, incluindo três fazendas com mais de 1.000 suínos.











