
Produtores de suínos no Reino Unido estão sendo incentivados a aproveitar a recente expansão das visitas veterinárias, agora financiadas pelo Animal Health and Welfare Pathway. As Revisões de Saúde e Bem-Estar Animal foram recentemente ampliadas para abranger vários rebanhos sob a mesma propriedade, o que antes não era possível.
Katie Jarvis, conselheira-chefe de políticas da NPA (National Pig Association), explicou que agora uma empresa com três rebanhos separados pode solicitar visitas para todos eles. Desde o lançamento dessa expansão, a RPA (Agência de Pagamento Rural) registrou um aumento de 58% no número de solicitações e reivindicações, o que demonstra a alta demanda do setor por essa medida.
Os produtores recebem £557 pela visita veterinária, que inclui testes para a Síndrome Respiratória e Reprodutiva Suína (PRRS) – com coleta mínima de 30 suínos usando 5 cordas de fluido oral e testes de ELISA para anticorpos. A visita também contempla uma avaliação das medidas de biossegurança e aconselhamento personalizado para melhorar a saúde, o bem-estar e a produtividade dos animais. Os temas abordados podem incluir uso de antibióticos, biossegurança ou mordedura de cauda.
É necessário agendar uma consulta de acompanhamento com o veterinário em até 10 meses após a avaliação, para discutir os resultados do teste de PRRS e outras questões de saúde e bem-estar. Para essa consulta de acompanhamento, um valor adicional de £923 está disponível, que incluirá mais testes de PRRS. Os requisitos para os testes de acompanhamento dependem dos resultados anteriores e do status de vacinação do rebanho contra PRRS.
Parte da visita de acompanhamento é uma avaliação de biossegurança, que será realizada pelo veterinário. A NPA também endossa o uso da ferramenta Biocheck, uma avaliação avançada de biossegurança que permite aos produtores comparar seu desempenho e contribuir para um dado nacional de biossegurança para a Inglaterra. O AHDB (Agriculture and Horticulture Development Board) garantiu licenças de 12 meses para que criadores de suínos acessem o Biocheck gratuitamente, incentivando o uso da ferramenta.
Referência: Pig World











