
A Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) e o Grupo Estadual de Fazendas de Hulunbuir, gigante estatal chinesa, realizaram uma reunião virtual na manhã da última quinta-feira (13) para dar prosseguimento ao acordo de cooperação firmado em fevereiro deste ano. O encontro virtual permitiu que a equipe chinesa detalhasse seus interesses específicos no mercado brasileiro.
A reunião contou com a participação do vice-presidente da SNA, Hélio Sirimarco, e do presidente do Grupo Hulunbuir, Guo Ping, juntamente com sua equipe.
Interesse em expansão e tecnologia:
Guo Ping expressou o interesse em utilizar tecnologia chinesa para a produção de soja, milho e algodão no Brasil. A estatal chinesa demonstrou interesse em adquirir ou alugar terras no Brasil para o plantio de milho e soja, dependendo da legislação brasileira para aquisição de imóveis por estrangeiros. A SNA se comprometeu a consultar seu departamento jurídico para auxiliar nesse processo.
O grupo chinês também demonstrou interesse em sementes de soja e milho adaptadas a baixas temperaturas, já que a região de Hulunbuir pode registrar temperaturas de até -5°C. Hélio Sirimarco se comprometeu a facilitar o contato com empresas e instituições brasileiras, incluindo a Embrapa, para discutir a cadeia produtiva, desenvolvimento de sementes e tecnologias de plantio.
Comercialização, pecuária e irrigação:
A reunião abordou a comercialização de grãos no Brasil, com a SNA oferecendo informações sobre os mercados interno e externo. O Grupo Hulunbuir ofereceu ao Brasil a possibilidade de intercâmbio de tecnologia avançada em pecuária.
A tecnologia chinesa em irrigação também despertou interesse da SNA, especialmente para regiões brasileiras com necessidade de sistemas de irrigação, como o Vale do São Francisco.
Parceria em inovação:
Ficou acordado que a SNA consultará o SNASH, seu ecossistema de inovação, sobre o interesse em intercâmbios entre startups e o Grupo Hulunbuir. O SNASH reúne mais de 150 startups do agronegócio em todo o Brasil.
Este encontro virtual reforça a parceria entre a SNA e o Grupo Hulunbuir, abrindo caminho para novas oportunidades de colaboração no setor agrícola brasileiro.
Com informações da SNA.











