Redação (22/11/2007)- A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) é uma das entidades que farão parte do conselho administrativo do Fundo Privado de Sanidade Avícola (Fuprisa), que foi oficializado nesta quarta-feira (21), na sede da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), na Capital.
A criação do Fuprisa visa o recolhimento de recursos para indenização de doenças aviárias e antecipa das ações necessárias no caso de abate de aves, como nos caso de gripe aviária, embora a doença não tenha ocorrido na América do Sul. “Nesse momento não há focos destas doenças, como a gripe aviária ou a new castel, mas podemos nos antecipar e investir na sanidade”, aponta Ademar Silva Junior, presidente da Famasul.
O Fundo será mantido através de recolhimento do setor industrial, da área de genética, postura e corte. O conselho que administra o Fuprisa é composto por produtores rurais, representantes do setor produtivo, indústrias e conta ainda com a participação da Iagro e Superintendência Federal de Agricultura do Estado (SFA/MS). Nesse primeiro ano, o conselho será presidido pela Famasul.
“A participação de órgãos de vigilância federal e estadual é para atender os pré-requisitos para a certificação regional do produto”, explica a fiscal federal do Ministério da Agricultura, Priscila Nogueira Ferraz.











