
A processadora de carne suína dos EUA, Smithfield Foods, divulgou na terça-feira um aumento nas vendas e nos lucros no primeiro trimestre, impulsionado pela forte demanda em seus negócios de carnes embaladas e carne suína, além de iniciativas de controle de custos.
A empresa, com sede na Virgínia, tem priorizado seu segmento de carnes embaladas, que apresenta maiores margens. Este segmento inclui a venda de carne suína, presunto e salsichas sob marcas como Smithfield, Eckrich e Nathan’s Famous.
As vendas de carnes embaladas registraram um aumento de 1,2% no trimestre encerrado em 30 de março, em comparação com o mesmo período do ano anterior, representando um importante motor de receita para a Smithfield. As vendas de carne suína fresca também apresentaram um crescimento significativo de 4,9%.
Apesar de ter alertado no mês passado sobre o impacto de gastos cautelosos do consumidor e custos mais altos de matérias-primas nos lucros de seu negócio de carnes embaladas, a empresa demonstrou um desempenho positivo. O lucro operacional do segmento de carnes embaladas caiu 7%, atingindo US$ 266 milhões, enquanto o lucro no negócio de carne suína recuou 25,7%, para US$ 82 milhões no trimestre reportado.
A Smithfield implementou um controle rigoroso sobre suas despesas, através da redução da força de trabalho e da saída de certas operações agrícolas, visando diminuir sua exposição no negócio de produção de suínos em um período de custos de insumos mais elevados. Sua margem operacional ajustada trimestral foi de 8,6%, um aumento em relação aos 5,1% registrados no primeiro trimestre de 2024.
No geral, a Smithfield reportou um aumento de 9,5% nas vendas totais, alcançando US$ 3,77 bilhões no trimestre. A empresa obteve um lucro ajustado de 58 centavos por ação com operações contínuas, em comparação com 32 centavos no ano anterior.
A empresa reafirmou sua previsão de vendas anuais, estimando um crescimento na faixa percentual de um dígito baixo a médio em relação ao ano passado. A projeção para o lucro operacional ajustado de carnes embaladas permanece entre US$ 1,05 bilhão e US$ 1,15 bilhão.
A Tyson Foods, uma empresa rival de processamento de carne que também comercializa carne suína, frango e bovina, deve divulgar seus resultados trimestrais em 5 de maio.











