
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reuniu-se nesta terça-feira (11) em Brasília com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir aprimoramentos no Programa de Seguro Rural. O objetivo é modernizar o modelo atual, tornando-o mais acessível e efetivo para os produtores rurais.
Fávaro criticou o modelo atual, afirmando que o seguro rural “não cumpre mais a sua finalidade no Brasil”, pois as apólices estão cada vez mais caras e as mudanças climáticas são uma realidade inquestionável. “Nós estudamos muito durante um ano e viemos apresentar uma proposta para reconstruir o seguro rural no país”, afirmou o ministro.
Entre os temas debatidos estavam a adoção do seguro paramétrico e a universalização do acesso ao seguro rural. Segundo Fávaro, essas medidas podem reduzir os impactos de perdas climáticas e minimizar a necessidade de renegociações de dívidas rurais.
O ministro destacou que a proposta apresentada é “muito factível” e visa deixar como legado um novo modelo de seguro agrícola para o Brasil, embora ainda precise ser aperfeiçoada e debatida em outras instâncias do governo.











