Economia

CMN amplia renegociação de dívidas rurais no RS e inclui mais 56 municípios

Com a inclusão de 56 municípios, CMN amplia renegociação de dívidas rurais no RS, trazendo alívio para a agricultura local

CMN amplia renegociação de dívidas rurais no RS e inclui mais 56 municípios

O Conselho Monetário Nacional (CMN) deve autorizar nesta quinta-feira (9/10) a inclusão de mais 56 municípios do Rio Grande do Sul na lista de cidades aptas a buscar a renegociação de dívidas rurais. Com essa ampliação, o total de municípios gaúchos contemplados pelo pacote de R$ 12 bilhões do governo federal chega a 459.

A mudança foi recebida com satisfação pelo secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Edivilson Brum, que a classificou como um ato de justiça. “A decisão do Conselho Monetário Nacional resgata uma injustiça que vinha sendo cometida com esses municípios que estavam de fora da renegociação. É um fôlego para os nossos produtores rurais. Mesmo que tenha demorado, foi importante o atendimento ao pedido da Farsul, da Secretaria da Agricultura, da Famurs e da Fetag-RS”, avaliou Brum.

O novo critério de inclusão beneficia municípios que registraram três decretos de calamidade pública ou de situação de emergência entre 2020 e 2024, reconhecidos pelo governo federal. A inclusão desses municípios é automática, independentemente de outros requisitos técnicos, como a comprovação de perdas acima de 20% em duas das três principais culturas agrícolas locais.