Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

FALA AGRO

Produção de suínos registra queda de 8% no mercado europeu

Nos primeiros 7 meses de 2023, a produção de suíno na Europa diminuiu 8% em comparação com o ano anterior. Isso é uma consequência direta da grande liquidação que ocorreu na Europa

Produção de suínos registra queda de 8% no mercado europeu

Nos primeiros 7 meses de 2023, a produção de suíno na Europa diminuiu 8% em comparação com o ano anterior. Isso é uma consequência direta da grande liquidação que ocorreu na Europa quando eles sofreram grandes perdas financeiras, levando à liquidação de 1 milhão de porcas.

Apesar da menor produção, os preços dos suínos têm caído consecutivamente por 14 semanas na Espanha, passando de 2,025 Euros/kg (97¢ por libra de peso vivo nos EUA) para 1,658 Euros/kg (80¢ por libra de peso vivo nos EUA). Certamente, isso é mais baixo, mas ainda está em níveis mais altos para esta época do ano. “Mais baixo” é relativo; o preço atual na Espanha de 1,658 Euros/kg (80¢ por libra de peso vivo) seria bem-vindo para os produtores dos EUA, sendo $70 por cabeça mais alto.

Como grande parte do mundo, a indústria europeia enfrenta muitos desafios, como regulamentações ambientais, regulamentações de bem-estar animal, instalações antigas, desafios geracionais com fazendas familiares, custos de alimentação, desafios de doenças (PESTE SUÍNA AFRICANA – PRRS), entre outros. Todos esses fatores estão impedindo a expansão da produção de suíno em declínio.

Indústria de suíno dos EUA está perdendo dinheiro

A indústria de suíno dos EUA está perdendo dinheiro. Não é preciso ser um economista agrícola para afirmar o óbvio. As empresas de suíno de propriedade pública nos EUA indicam perdas de mais de $30 por cabeça até o momento. Parece que o tamanho não protege do mercado de suínos. Quanto mais se tem, mais se perde. As perdas em toda a indústria estão levando à liquidação do rebanho de porcas. Assim como as perdas na Europa resultaram em 8% menos suínos. Em certo sentido, a maioria sabe que as perdas financeiras na indústria dos EUA levarão a preços mais altos no futuro. A grande questão é quando? Nossa opinião é que a grande liquidação começou em maio, o que indica que o fornecimento de suínos para o mercado diminuirá ano após ano a partir de fevereiro a março.

Usando dados da Universidade Estadual de Iowa (ISU), as perdas atuais por cabeça custam cerca de $35 do parto ao acabamento e $19 na desmama precoce. Os dados da ISU mostram que as perdas na desmama precoce, de abril até agora (7 meses), têm sido em média de cerca de $25 por cabeça.

Os dois gráficos abaixo da ISU indicam o histórico de retornos do parto ao acabamento e da desmama precoce. Parece que as perdas têm sido mais longas e maiores do que nos últimos vinte anos. Esperamos que a cura histórica para os preços baixos seja que os preços baixos levarão a retornos excelentes. A história mostra que sempre há uma boa recuperação após vários meses de perdas.

Atualmente, os cortes de carne bovina Choice estão a $3,02 por libra, enquanto os Select estão a $2,72 por libra. A diferença de preço é de mais de 10% e pode chegar a um prêmio de até $250 por cabeça. É óbvio que o mercado pagará mais pela carne Choice, pois ela é de melhor sabor. Ouvimos dizer que o mercado de carne suína não sustentará preços mais altos para carne suína de melhor qualidade, e que carne suína de melhor sabor perderá o prêmio ao longo do tempo. No entanto, a carne bovina não indica isso, entendemos que a porcentagem de carne Prime – Choice em relação ao abate total é de 80%. A porcentagem de 80% é a mais alta de todos os tempos. A carne Choice se tornou o principal mercado de carne bovina, mas ainda mantém um prêmio tangível real. Um prêmio de 10% no mercado de suínos seria de $15 por cabeça e esperamos que o produto de melhor sabor aumente a demanda por carne suína.