
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Embaixada do Brasil em Abu Dhabi promoveram um encontro na quinta-feira (23) para aproximar o agronegócio brasileiro de empresários do setor de supermercados dos Emirados Árabes Unidos. O evento, que também celebrou o Dia Mundial da Alimentação, ocorreu na residência oficial do embaixador Sidney Leon Romeiro.
A representante do escritório da CNA no Oriente Médio, Ana Fruci, destacou que a iniciativa buscou fortalecer a presença dos produtos brasileiros no mercado varejista árabe e ampliar as oportunidades comerciais. O jantar reuniu representantes de grandes redes de supermercados da região (Lulu Hypermarket, Choithrams e Al Aswaq National Market) e contou com ingredientes enviados por empresas assistidas pelo projeto AgroBR, que apoia a inserção de pequenos e médios empreendedores rurais no comércio internacional.
Ana Fruci ressaltou que a ação visa “não apenas apresentar ingredientes da nossa culinária, mas também estreitar relações com esses parceiros estratégicos. Queremos ser a ponte entre eles e o Brasil”. A CNA espera futuras parcerias, incluindo missões em feiras internacionais como World of Coffee e Gulfood, em Dubai.
O embaixador Sidney Leon Romeiro destacou a importância de consolidar a presença internacional do agro brasileiro em nichos como a gastronomia sofisticada. Ele afirmou que “produtos que nascem da riqueza da biodiversidade brasileira, agregando valor, promovendo inclusão social e refletindo princípios de sustentabilidade e respeito à natureza, conquistam cada vez mais espaço nos mercados globais, reforçando o papel do país como um dos principais garantidores da segurança alimentar mundial”.











