
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, integra a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em visitas oficiais à Indonésia e Malásia (23 a 28 de outubro), focadas no fortalecimento de parcerias estratégicas no Sudeste Asiático.
Dando início às atividades oficiais nesta quinta-feira (23), em Jacarta, Fávaro assinou um Memorando de Entendimento (MoU) sobre cooperação em medidas sanitárias e fitossanitárias com o chefe da Autoridade de Quarentena da Indonésia (IQA), Sahat Manaor Panggabean. O MoU visa consolidar a cooperação e a troca de informações sobre políticas sanitárias, certificação eletrônica e inspeção pré-fronteira no comércio de produtos agropecuários.
Fávaro destacou a importância da missão para aprofundar a cooperação e diversificar o comércio e os investimentos bilaterais. O ministro mencionou que a solução do contencioso sobre a exportação de carnes de frango brasileiras para a Indonésia é uma prioridade, além da ampliação das exportações de café e algodão. Ele ressaltou que a abertura desse mercado de frango poderá contribuir diretamente para o fortalecimento do programa nacional de merenda escolar indonésio.
Agenda de Cooperação e Sustentabilidade
Fávaro também se reuniu com empresários do agronegócio brasileiro e com ministros indonésios para discutir estratégias de ampliação das exportações e parcerias sustentáveis. O ministro brasileiro apresentou o programa Caminho Verde Brasil, do Mapa, que busca recuperar até 40 milhões de hectares de pastagens degradadas nos próximos dez anos.
A ministra Coordenadora de Assuntos Alimentares, Grace Fu Hai Yien, elogiou a iniciativa e manifestou interesse em cooperação tecnológica e ambiental, como o uso de resíduos agrícolas na produção de combustível sustentável para a aviação.
O Fórum Empresarial Brasil–Indonésia também foi realizado, com o presidente Lula e o presidente da República da Indonésia, Prabowo Subianto, reconhecendo o expressivo potencial da cooperação econômica. A Indonésia é o 16º maior destino das exportações brasileiras e o 5º no agronegócio. Em 2024, o fluxo comercial atingiu o recorde de US$ 6,3 bilhões, com superávit de US$ 2,6 bilhões para o Brasil.
A comitiva seguirá para a Malásia, onde participará da 47ª Cúpula da ASEAN e de reuniões correlatas em Kuala Lumpur.











