
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) sediou, na terça-feira (19), a reunião semanal da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). O encontro teve como pauta temas cruciais para o setor, como as investigações comerciais dos Estados Unidos contra o Brasil, o Plano Clima e o licenciamento ambiental.
Sueme Mori, diretora de Relações Internacionais da CNA, informou aos parlamentares sobre a resposta da Confederação às acusações dos EUA, que se baseiam na Seção 301 da Lei de Comércio. A CNA apresentou dados e fundamentos legais que demonstram a conformidade e a legalidade das políticas e práticas brasileiras em relação aos três eixos apontados pelos americanos: “Tarifas Preferenciais”, “Acesso ao Mercado de Etanol” e “Desmatamento ilegal”. A Confederação planeja participar presencialmente da audiência pública sobre a investigação em setembro.
Outros tópicos abordados foram o Plano Clima e o licenciamento ambiental. O presidente da FPA, deputado Pedro Lupion, avaliou que o Plano Clima ignora os avanços já conquistados pela legislação no setor produtivo, além de penalizar o agro e fragilizar a economia brasileira.
Participaram do encontro a senadora Tereza Cristina, os deputados Zé Vitor e Arnaldo Jardim, o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, além de diretores e representantes da FPA, do Sistema CNA/Senar e presidentes de federações de agricultura e pecuária.