Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

OVO

Porque algumas gemas de ovo são mais avermelhadas do que outras?

A responsabilidade é dos pigmentos contidos no alimento da galinha (e não, ovos de cor mais forte não são necessariamente mais nutritivos)

Porque algumas gemas de ovo são mais avermelhadas do que outras?

A alimentação da galinha é determinante para essa questão. A cor das gemas é atribuída aos carotenoides, uma categoria de pigmentos alaranjados presentes em vegetais como cenouras, abóboras e pimentões, responsáveis também por colorir camarões após o preparo.

Um terço da gema consiste em gordura, onde os carotenoides se acumulam devido à sua natureza lipossolúvel. Rações à base de milho resultam em gemas amarelas, enquanto o trigo produz um tom mais claro. Há até dietas que levam a gemas esbranquiçadas, como aquelas com adição de fubá.

Algumas granjas incorporam páprica, cenoura ou milho vermelho na ração como corantes. Galinhas que têm liberdade para ciscar e seguem uma dieta variada tendem a pôr ovos coloridos, refletindo a diversidade de sua alimentação.

No entanto, nada disso impacta significativamente o valor nutricional do ovo. Mesmo um ovo de cor mais pálida pode ser extremamente nutritivo. A única variável relevante aqui são os próprios pigmentos carotenoides, cruciais para a produção de vitamina A em nosso corpo.

Mesmo essa variável, no entanto, não é absoluta: o poder de pigmentação de um carotenoide não está necessariamente relacionado à sua capacidade de se transformar em vitamina A. Pigmentos menos intensos podem ser mais nutritivos, e vice-versa.