Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

OVOS

Guia prático: saiba como escolher os ovos perfeitos no supermercado

Guia prático: saiba como escolher os ovos perfeitos no supermercado

O ovo, um queridinho da culinária brasileira, conquista os paladares pela sua versatilidade, acessibilidade e valor nutricional. Afinal, estamos falando de um alimento que, em termos de nutrição, só fica atrás do leite materno. Tabatha S. R. Lacerda, Diretora Administrativa do Instituto Ovos Brasil, pontua que “o ovo desempenha um papel fundamental na culinária nacional, sendo apreciado por seu sabor, textura e contribuição para a consistência e estrutura de muitos pratos tradicionais.”

Mas como escolher os ovos no supermercado? Lucia Endriukaite, nutricionista do Instituto Ovos Brasil, nos dá as dicas essenciais para garantir ovos frescos e de qualidade!

Dica 1: Ovo tem data de validade!

Segundo projeções da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o brasileiro consumirá cerca de 242 ovos per capita em 2023, marcando um leve aumento. Para garantir que esses ovos sejam os melhores, a nutricionista enfatiza: comece pela data de validade.

Dica 2: De olho na embalagem

A integridade da embalagem é crucial. “Observe se a embalagem está íntegra e sem sujeiras aderidas, e o rótulo está inteiro e é passível de leitura”, aconselha a nutricionista. Lucia também pontua que para escolher os ovos no supermercado é importante verificar se há o selo de inspeção sanitária na embalagem. A qualidade dos ovos influencia diretamente no resultado culinário.

Dica 3: Casca intacta

Ao comprar ovos, “verificar a integridade da casca é essencial”, enfatiza Lucia. Não deve haver sujeiras. E tem dica extra: Para manter a frescura em casa, armazene os ovos na geladeira, preferencialmente em um recipiente individual para proteger contra odores externos. “A casca do ovo é porosa, então evite lavá-los antes de armazenar. Se necessário, uma rápida lavagem antes do preparo é suficiente”, aconselha a nutricionista.

Enquete

O consumo per capita saltou de 120 ovos em 2007 para 241 no ano passado. E o número não para de crescer! O setor está em constante especialização para produzir sempre mais e melhor e o produto já um queridinho dos lares brasileiros. Qual seu favorito?

0%
0%
50%
50%
Total de votos: 2

Essa enquete foi encerrada em: 30/10/2023