Mercado de Ovos

EUA ultrapassam Emirados Árabes e se tornam o principal importador de ovos do Brasil

EUA ultrapassam Emirados Árabes e se tornam o principal importador de ovos do Brasil

Os Estados Unidos ascenderam à posição de maior importador de ovos do Brasil, superando significativamente os Emirados Árabes Unidos, conforme dados divulgados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Entre janeiro e março, o volume de ovos embarcados para os EUA totalizou 2.705 toneladas, um aumento expressivo de 346,4% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Os Emirados Árabes Unidos figuram em segundo lugar, com 1.422 toneladas importadas, registrando uma queda de 9%. O Chile aparece na sequência, com 1.182 toneladas (+65,4%), seguido pelo Japão, com 846 toneladas (+132,4%), e o México, mercado recentemente aberto, com 576 toneladas.

O presidente da ABPA, Ricardo Santin, avalia que “neste mês verificamos, de forma mais expressiva, os resultados positivos da abertura dos Estados Unidos para ovos produzidos no Brasil para termoprocessamento localmente para produtos de consumo humano”. Ele acrescenta que “ao mesmo tempo, em que se preserva a oferta interna de produtos para o mercado doméstico, já que representam cerca de 1% do total produzido no país, as exportações representam uma conquista importante para o avanço do segmento”.

Clique aqui e confira as últimas notícias sobre o mercado de ovos!

A forte expansão das compras americanas ocorre em um contexto de grave surto de gripe aviária nos Estados Unidos, que resultou na perda de milhares de aves e elevou os preços dos ovos a patamares recordes no país.

No Brasil, a situação sanitária permanece controlada, sem registros de gripe aviária em granjas comerciais. Apesar disso, o preço do ovo também apresentou um aumento significativo no mercado interno, com uma alta de 20% somente em março em relação a fevereiro, segundo dados do IBGE. Entre os fatores que contribuíram para essa elevação estão a demanda aquecida durante o período da Quaresma, o calor intenso que afetou a produtividade das aves e o aumento do custo do milho.

Apesar da alta nos preços domésticos, o aumento das exportações, especialmente para os Estados Unidos, representa um novo horizonte para o setor de produção de ovos no Brasil.

Clique aqui e confira as últimas notícias sobre o mercado de ovos!

Com informações do G1.