
A Organização Mundial do Ovo realizou um evento de alto nível em 22 de maio em Genebra, Suíça, unindo vozes importantes da saúde animal, saúde pública e da indústria global de ovos para abordar os desafios atuais impostos pela Influenza Aviária Altamente Patogênica (IAAP).
Realizado paralelamente à 78ª Assembleia Mundial da Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), o evento destacou a necessidade urgente de colaboração intersetorial e estratégias baseadas na ciência, incluindo a vacinação de galinhas poedeiras. A sessão, intitulada “Combatendo a gripe aviária juntos”, contou com a presença de representantes de Estados-membros da OMS e de organizações internacionais.
O presidente da Organização Mundial do Ovo, Juan Felipe Montoya Muñoz, enfatizou a importância de uma abordagem unificada: “A Organização Mundial do Ovo representa os produtores de ovos, grandes e pequenos, em todo o mundo – muitos estão na linha de frente do combate à gripe aviária. Estamos comprometidos com a abordagem ‘Uma Saúde’ e com o fortalecimento da colaboração com a OMS e as outras organizações quadripartites.”
Preparação para pandemias
O diretor-geral da Organização Mundial do Ovo, Julian Madeley, também representou o setor em um evento paralelo no domingo, 18 de maio, organizado pelo Conselho Global de Monitoramento da Preparação, intitulado “A nova face da preparação para pandemias”. Madeley compartilhou as experiências e perspectivas do setor de ovos sobre o futuro do controle da gripe aviária altamente patogênica, reforçando a necessidade crítica da vacinação de galinhas poedeiras como uma ferramenta adicional para os produtores de ovos.
Comentando os eventos, Madeley disse: “Agradecemos à OMS por toda a liderança e apoio que nos oferece enquanto trabalhamos em prol dos mesmos objetivos. A mensagem é clara: precisamos agir juntos para proteger a saúde animal, a saúde humana e a segurança alimentar global sob o princípio ‘Uma Só Saúde’.”
Fonte: Poultry World